Elaboração de um software de acordo com a teoria de aprendizagem para auxiliar o professor no processo ensino/aprendizagem na educação infantil

Páginas: 60 (14814 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2011
ANTONYONY DA SILVA SOUSA

CARLOS EDUARDO DA SILVA CAMPOS

FERNANDO DA SILVA CESCONETO

JOÃO RICARDO VIEIRA DE SOUZA

ELABORAÇÃO DE UM SOFTWARE DE ACORDO COM A TEORIA DE APRENDIZAGEM PARA AUXILIAR O PROFESSOR NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito para obtenção do titulo de Bacharel deSistemas de Informação pela Faculdade Estácio Atual da Amazônia.

Orientador (a): prof. Msc. Wender Antônio da Silva

BOA VISTA – RR
2011.2
ANTONYONY DA SILVA SOUSA

CARLOS EDUARDO DA SILVA CAMPOS

FERNANDO DA SILVA CESCONETO

JOÃO RICARDO VIEIRA DE SOUZA

ELABORAÇÃO DE UM SOFTWARE DE ACORDO COM A TEORIA DE APRENDIZAGEM PARA AUXILIAR O PROFESSOR NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NAEDUCAÇÃO INFANTIL

Este trabalho de Conclusão de Curso foi Julgado adequadamente para obtenção do grau de Bacharel em Sistemas de Informação, considerado aprovado em sua forma final pela coordenação do respectivo curso da Faculdade Estácio Atual da Amazônia.
INTRODUÇÃO
Esta proposta abordará um Software Educacional para Educação Infantil cujo foi batizado de “EduKids”, de acordo com as teorias daaprendizagem, para auxiliar o professor no processo de ensino/aprendizagem. O software utilizará recursos de multimídias, que permitirá ao usuário interagir com o sistema através de uma boa interface, com imagens, vídeo, sons e áudios.

De acordo com o exposto, temos o seguinte problema: Como materiais didáticos digitais baseados em teorias da aprendizagem pode auxiliar o professor no processode ensino/aprendizagem na educação infantil da pré-alfabetização?

O processo de implantação de novas tecnologias nas escolas, teve início com o Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), criado pela Portaria nº 522/MEC, de 9 de abril de 1997, para promover o uso pedagógico da informática na rede pública de ensino fundamental e médio. (Proposta Curricular Municipal - PCM, 2008).O Programa é desenvolvido pela Secretaria de Educação à Distância (SEED), por meio do Departamento de Infra-estrutura Tecnológica (DITEC), em parceria com as Secretarias de Educação Estaduais e Municipais, funcionando de forma descentralizada (PCM, 2008).

A introdução das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação – (NTICs) na escola provoca naturalmente modificações na organizaçãoeducacional, no currículo e no tratamento dado às questões pedagógicas, o que certamente deve ser acompanhado de reflexão sobre a necessidade de mudanças na concepção de aprendizagem vigente na maioria das escolas brasileiras (PCM, 2008).

Esta proposta tem como objetivo oferecer mais uma forma de ensinar e aprender, colocando o computador no centro do relacionamento professor-aluno. Umensinar mais compartilhado, orientado, coordenado pelo professor, mas com profunda participação dos alunos, de forma individual e coletiva, onde as tecnologias estarão presentes na dinâmica de resolução de problemas, no desenvolvimento das habilidades de compreensão e comunicação, que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais, de trabalho e tornarem-se cidadãos realizados e produtivos(PCM, 2008).

O uso integrado dos vários artefatos tecnológicos para acesso à informação e pesquisa deve estar presente neste processo de maneira que o conhecimento não seja apresentado de forma linear e sincrônica, mas pressuponha a simulação de eventos físicos e imaginários, assim, capacitando o aluno a ser um aprendiz (PCM, 2008).

Os recursos tecnológicos dispõem de diferentes formaspara apresentação da informação, unindo sons, imagens, animações e textos, estabelecendo outros processos de comunicação, utilizados separada ou simultaneamente, característica chamada de multimídia (VALENTE, 1998).

Além disso, “é uma máquina que possibilita a interatividade em tempo real. O conceito básico de diferenciação dessa máquina em relação às demais, também se dá...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Papel Mediador Do Professor No Processo De Ensino-Aprendizagem Da Arte Na Educação Infantil
  • A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
  • Motivação no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil.
  • A presença do lúdico no processo de ensino aprendizagem na educação infantil
  • Educação infantil: o ludico no processo de ensino-aprendizagem
  • O papel do professor no processo de ensino e aprendizagem
  • As abordagens do processo ensino-aprendizagem e o professor
  • O papel do professor no processo de ensino e aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!