elaboração de um diagnóstico da problemática social

Páginas: 14 (3340 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
LUCIMEIRE PENHA DOS SANTOS PAULO















A ELABORAÇÃO DE UM DIAGNÓSTICO DA PROBLEMÁTICASOCIAL LOCAL/REGIONAL E A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES SOCIAIS

















CÔCOS- BA
2013



LUCIMEIRE PENHA DOS SANTOS PAULO














A ELABORAÇÃO DE UM DIAGNÓSTICO DAPROBLEMÁTICA SOCIAL LOCAL/REGIONAL E A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES SOCIAIS









Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Oficina de Formação: Projeto de Intervenção, A Realidade Regional e o Serviço Social, Planejamento Social e Estàgio Curricular Obrigatório II.
Professora: Amanda Boza Gonçalves, Clarice da LuzKernkamp, Rosane Ap. B. Malvezzi, Valquíria A. Dias Caprioli



Côcos- BA
2013


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------------------------------------4
DESENVOLVIMENTO
O CONCEITO DOS INDICADORES SOCIAIS E SEU USO NOS FENÔMENOS SOCIAIS------------------------------------------------------------------------------------------------6
CARACTERÍSTICAS DOSINDICADORES-------------------------------------------------10
CONCLUSÃO---------------------------------------------------------------------------------------11
REFERÉNCIAS BIBLIOGRÁFICAS----------------------------------------------------------12

























1. INTRODUÇÃO





A elaboração de um diagnóstico da problemática social está para asmazelas sociais (desemprego, saúde, habitação, etc...) assim como um o diagnóstico médico está para um paciente enfermo que luta por melhoras. Sabe-se que um médico não pode indicar um tratamento adequado, que traga cura, sem um bom diagnóstico e este é também, um pressuposto fundamental para elaborar-se um plano de ação dentro de determinado território vulnerável.
Para um bom diagnóstico social, oqual almeja resultar em medidas que venham suprir as reais necessidades de determinada população/território, é fundamental que se realize uma minuciosa pesquisa dos indicadores sociais a fim de se elaborar uma lista de problemas que se deseja intervir e, sobretudo, transformar.
No Brasil, o tema “indicadores sociais”, configura-se em uma discussão recente, porém, torna-se cada vez mais evidente asua importância para o processo de gestão. A utilização de indicadores sociais apresenta-se imprescindível, uma vez que se trata de “um instrumento operacional para monitoramento da realidade social para fins de formulação e reformulação de políticas públicas” (Jannuzzi, 2004, p. 15), que auxilia no trabalho de planejamento, implementação, execução, avaliação dos programas, projetos e serviçossociais.
Deste modo, a gestão social refere-se a um processo contínuo e dinâmico que envolve ações de planejamento, execução e avaliação de serviços sociais e um compromisso de construir respostas às necessidades sociais da população. Para que isso ocorra, efetivamente, é necessário que se faça uma identificação dos problemas existentes e suas causalidades (causa e efeito), tomando por baseinstrumentos fundamentais, como o diagnóstico, plano de desenvolvimento, plano de ação e, finalmente, a busca contínua e sistemática de informações daquele território. Deve ainda ser desenhada e realizada, com fundamentação, para não comprometer a ação social demandada, visto que o indicador social permite o desenho de uma gestão social. Os indicadores sociais possibilitam informações importantes, que nospermite avaliar aonde vamos, onde estamos e de que forma seguir, em relação aos valores e alcance dos objetivos previamente identificados. Sendo assim o serviço social está inserido no campo das ciências sociais e humanas como disciplina profissional destinada a intervir na realidade humano-social e produzir transformações nessa realidade (Falcão, 1979).
Enquanto disciplina profissional de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!