Elaboração de teses

Páginas: 9 (2010 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2011
Metodologia da Investigação
7ª Sessão Elaboração de teses: O plano de trabalho

Lembram-se de …

Mas …
► As

etapas do procedimento de investigação não devem ser confundidas com a estrutura da tese. de andaimes para construir uma casa, mas retiramos os andaimes depois da casa pronta, quando queremos mostrar a casa…

► Precisamos

► ► ►

Até agora temos falado dos problemas dainvestigação … Hoje vamos falar da estrutura e elaboração da tese … Há pessoas que têm prazer no desafio intelectual de definir um problema e encontrar a solução, e depois de terem compreendido o problema perdem interesse na sua apresentação escrita. Mas não basta compreender, é preciso transmitir os resultados. Sem comunicação não há ciência. Pode haver prazer, capricho, ou até o desenvolvimento deuma filosofia de vida, mas não há ciência sem comunicação, e a comunicação tem regras.

► ► ►

► “Ciência

objecto predeterminado e um método próprio, fundamentado em relações demonstráveis objectivamente; 2 conhecimento exacto, racional e verificável que se expressa por leis; 3 investigação metódica das leis que regem os fenómenos; 4 arte ou prática baseada num corpo organizado deconhecimentos e regras; técnica; 5 extensão de conhecimentos sobre uma determinada matéria; instrução; 6 saber; 7 erudição; 8 pl disciplinas baseadas no cálculo e na observação”
Dicionário da Língua Portuguesa 2004. Porto: Porto
Editora, 2004.

s.f. 1 domínio do conhecimento com um



►O

trabalho científico é um processo social objectivo e aberto a todos. basta fazer investigação, é precisocomunicar os resultados segundo normas estabelecidas. No caso dos mestrados, é preciso redigir uma tese. as sugestões de alguns autores sobre as componentes e estrutura de uma tese.

► Não

► Vejamos

Estrutura de tese segundo Teresa D’Oliveira
► ► ► ► ► ► ► ► ► ► ► ► ►

Capa Agradecimentos Resumo Índice Lista de Abreviaturas Lista de Tabelas Lista de Figuras Revisão da literatura MétodoAnálise dos Resultados Discussão Referências Anexos
Referência: D’Oliveira (2002) p. 31 Lista heterogénea Introdução? Conclusão?

Estrutura de tese Segundo Alexandre Pereira e Carlos Poupa
► ► ► ► ► ► ► ► ► ► ► ►

Índice / Sumário Índices de Quadros, Figuras, Tabelas, Equações Agradecimentos Resumo Introdução Enquadramento Teórico (revisão de literatura) Método Resultados BibliografiaAnexos (se existirem) Glossário (se existir) Índice Remissivo (se existir)
Referência: Pereira e Poupa (2003) p. 19 Lista metódica Porque não “Introdução” no grupo de “Enquadramento Teórico” ? Discussão? Conclusão?

Estrutura de tese segundo Mário Azevedo
► ► ► ► ►

Capítulo 1: Introdução Capítulo 2: Revisão da Literatura Capítulo 3: Métodos e Materiais Capítulo 4: Resultados Capítulo 5:Conclusão e Discussão
Referência: Mário Azevedo (2003) p. 15 Simples, claro e lógico na arrumação dos capítulos Não informa sobre aspectos complementares (índices, bibliografia, etc.) Nota sobre “a risca ao meio”

Estrutura de tese sugerida por João Bilhim
► ► ► ► ► ► ► ►

Resumo Introdução Revisão da literatura Métodos Resultados Discussão Conclusão Referências bibliográficas

2 7 25 10 20 25 74

% % % % % % % %

Sugestão de distribuição, adaptar …

Quantas páginas?


Varia muito segundo escolas e áreas científicas, mas 100 a 150 páginas parece razoável na maior parte dos casos. (Tema em evolução acelerada pelo Processo de Bolonha) Margens, caracteres, espaços … Exemplo: Margens superior e inferior: 2,5 cm. Margens esquerda e direita: 3 cm. Caracteres Times New Roman corpo 12Espaços: 1,5

► ► ► ► ► ►

Manter um estilo de escrita impessoal
► ► ► ► ►

Exemplos em Pereira e Poupa (2003) p. 24 Em vez de “Podemos concluir que” usar “Pode concluir-se que” Em vez de “O autor que referi” usar “O autor referido” Porquê? Podemos gostar muito dos filmes de Hitchcock, mas não gostaríamos que ele aparecesse de dez em dez minutos a dizer: “Eu sou o realizador do filme!”...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Elaboração de teses
  • Manual de elaboracao de tese e monografia
  • A relação entre a autoria e a orientação no processo de elaboração de teses e dissertações
  • RELAÇÃO ORIENTADOR-ORIENTANDO E SUAS INFLUÊNCIAS NA ELABORAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES
  • Tese
  • tese
  • Tese
  • tese

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!