Elaboração de manual para copeiros hospitalares

Páginas: 6 (1398 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2012
1. INTRODUÇÃO

Os hospitais são estruturas complexas e dispendiosas. Definida por prover leitos, alimentação e cuidados de enfermagem constantes, circunscritos numa terapia médica, a instituição hospitalar tem por objetivo recuperar a saúde do paciente. A dieta hospitalar é importante por garantir o aporte de nutrientes ao paciente internado e, assim, preservar seu estado nutricional, pelo seupapel coterapêutico em doenças crônicas e agudas e também por ser uma prática que desempenha um papel relevante na experiência de internação. Pode atenuar o sofrimento gerado por esse período em que o sujeito está separado de suas atividades e papéis desempenhados na família, na comunidade e nas relações de trabalho. (GARCIA, 2006)
Apesar da preocupação com o aspecto nutricional do pacientehospitalizado, pouca atenção tem sido dada à alimentação hospitalar. As constatações da incidência de desnutrição intra-hospitalar e de seu impacto na morbidade e mortalidade levaram ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de métodos para diagnóstico e tratamento da desnutrição em pacientes hospitalizados. Portanto, a desnutrição ainda é algo importante nesse meio e a alimentação hospitalar deve serestudada como um dos problemas a serem enfrentados no bojo das ações de atenção nutricional. Entre os fatores causais atribuídos à desnutrição hospitalar, a alimentação é considerada um fator circunstancial, pelas mudanças alimentares, troca de hábitos e horários alimentares. (GARCIA, 2006)
A preocupação com a gestão estratégica da qualidade nas organizações hospitalares é recente, tendo surgido apartir dos anos 70 e adquirido força somente nos anos 90. A qualidade em saúde deve ser fruto do planejamento de ações que levem em conta o ponto de vista dos usuários, priorizando a satisfação do paciente, que é o cliente final do hospital. (MORIMOTO; PALADINI, 2009)
A Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) é considerada como uma unidade de trabalho ou órgão de uma empresa, cujo objetivo éfornecer refeição equilibrada nutricionalmente, apresentando nível de sanidade adequada ao consumo humano, independente da posição que ocupa na escala hierárquica da entidade. As UANs hospitalares são consideradas subsistemas que desempenham atividades – fins, com o objetivo de promover a recuperação da saúde dos pacientes nela internados e, oferecer uma alimentação segura (MATOS,2000; MILET et al,2000; SASAKI, 2008).
As unidades que produzem refeições hospitalares funcionam diariamente e possuem o serviço ininterrupto, estando o quadro de trabalhadores completo ou não. Deve-se considerar que uma UAN depende inteiramente de seus trabalhadores para o cumprimento de sua meta; possui ritmo acelerado de trabalho e condições inóspitas. O desafio diário dos trabalhadores de uma UAN é adaptar essascondições ao tempo de preparo e distribuição da refeição, mantendo a qualidade do produto final (SASAKI, 2008).
O nutricionista embora seja um profissional de saúde também é responsável por gerenciar a Unidade de Alimentação e Nutrição hospitalar exercendo atividades de caráter primordialmente econômico e ao mesmo tempo desempenhando habilidades técnicas, administrativas e gerenciais no papel desupervisor de outros empregados. Por isso se faz necessário interfaces da ciência da Nutrição com outras áreas do conhecimento desenvolvendo um trabalho voltado para a qualidade. (MORIMOTO; PALADINI, 2009)
A interface, ou seja, fatores no contato com o cliente podem determinar a aceitação, rejeição ou indiferença pela refeição. Falhas humanas no atendimento ou falta de cortesia poderão impedir queum cardápio tecnicamente elaborado e preparado no melhor da arte, não tenha o desempenho previsto e desejável. A baixa aceitação da alimentação gera desperdício, representando um montante elevado para o hospital. (MORIMOTO; PALADINI, 2009)
Na percepção do paciente, ao ser admitido no hospital, a equipe de saúde passa a dar importância apenas à sua doença, desconsiderando sua identidade e a sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Apostila Copeiro Hospitalar
  • Manual Elaboracao
  • Elaboração FArmacia hospitalar
  • Manual Técnico de Elaboração de Manuais Administrativos
  • Manual de Elaboração TFG
  • Manual para elaboração de referencias bibliográficas
  • Manual para elaboracao de artigo cientifico
  • Manual de elaboração de trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!