Elaboração de experimentos e jogos com materiais alternativos como processo de aprendizagem na área de ciências e matemática

Páginas: 5 (1122 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
ELABORAÇÃO DE EXPERIMENTOS E JOGOS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA*
José Benilton Leite Pompilio**

RESUMO:
Este artigo tem por objetivo, demonstrar a importância do experimento no processo de aprendizagem na educação do ensino fundamental e ensino médio. A elaboração de experiências e confecção de jogos matemáticos utilizandomateriais alternativos como ferramenta auxiliar no estudo de ciência naturais e matemática. Os materiais utilizados são de baixo custo, fácil aquisição, produtos descartáveis e recicláveis como latas, garrafas pets, etc. Materiais encontrados no nosso dia a dia e que ofereçam facilidade no seu manuseio, dessa forma garantindo segurança na integridade física do aluno, facilitando a realizaçãodesses jogos e experimentos na própria sala de aula. Os resultados esperados foram satisfatórios, despertando a curiosidade, interesse e atenção dos alunos, onde proporcionou o desenvolvimento do raciocínio lógico e estratégias variadas para vencer o desafio, colaborando com o desenvolvimento cognitivo do educando e proporcionando melhor compreensão em relação ao conteúdo trabalhado.Palavras-chave: Experimentos; Ciências; Materiais alternativos.

1 INTRODUÇÃO

É indispensável que as experimentações e o lúdico estejam sempre presentes ao longo de todo o processo de desenvolvimento das competências em ciências naturais e matemática, sempre favorecendo o fazer, o manusear, o observar, procurar estratégias, agir, em diferentes níveis. Dessa forma garantido à construção do conhecimento dosalunos desenvolvendo sua curiosidade e o hábito de sempre indagar, evitando ficar apenas na teoria e partir para as hipóteses.
Este trabalho tem como objetivo mostrar que é possível trabalhar com materiais de baixo custo e fácil acesso como pedaços de fio, pinhas, lâmpadas, garrafas, tanto quanto um kit mais avançado ou sofisticado em laboratório.

2 A EXPERIMENTAÇÃO

Experimentação, segundoSampaio e Calçada (2005, p. 9), “Entendemos experimentação como aquela observação feita por meio da nossa interferência na natureza. Por exemplo, quando vemos uma laranja cair de uma árvore, estamos observando um fato que aconteceu sem a nossa interferência, no entanto, se atirarmos uma pedra para verificar onde ela vai cair, estaremos fazendo um experimento”.
Assim sendo, a experimentação comoinstrumento de aprendizagem é preciso que o aluno não fique apenas nas idéias e observação, e que o experimento faz despertar a necessidade de testar, fazer, manusear, operar e criar situações favoráveis de observação. As atividades experimentais devem surgir a partir de um problema, tendo o professor como orientador que leva os alunos a encontrar as respostas através dos conhecimentos adquiridosem sala de aula nos conteúdos trabalhados. As questões propostas devem oferecer oportunidades para que os alunos criem hipóteses, organizem os resultados, usando conclusões através destes conhecimentos já adquiridos.
Neste trabalho, pretende-se dizer que não se faz necessário ter laboratórios modernos e com equipamentos sofisticados para despertar o interesse e as habilidades dos alunos. Muitasvezes, com experimentos simples, que podem ser realizados em casa, no pátio da escola ou até mesmo dentro da sala de aula, com materiais de baixo custo, fácil aquisição e manuseio, garantindo assim de acordo com as condições a segurança e a integridade física dos alunos, podem oferecer os mesmos resultados, no processo cognitivo dos alunos.
Segundo Santos ( 2005, p. 55 ):
A ciência pode serencarada como atividade de resolução de problemas, mas ignorar outros aspectos, como a busca da verdade, a construção de um conhecimento seguro e não-dogmático, que liberte a mente popular da superstição, ou mesmo aspecto puramente “lúdico” de pesquisar pelo prazer de entender como as funcionam, será um reducionismo perigoso.”
Devemos levar em conta que o estudo de ciências ele é muito mais amplo do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • JOGOS DIDÁTICOS NA ÁREA DE MATEMÁTICA: APRIMORANDO O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS
  • Jogos didáticos na área de matemática: aprimorando o ensino- aprendizagem dos educados
  • O uso dos jogos para a aprendizagem matematica
  • Jogos e aprendizagem de noções matemáticas
  • Jogos educativos no processo da aprendizagem
  • Os Jogos e Processos de Aprendizagem
  • A importancia do jogo no processo de aprendizagem
  • Jogos de realidade virtual como auxilio no processo de ensino-aprendizagem de matemática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!