El niño

Páginas: 2 (441 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
EL NIÑO é o nome dado ao fenômeno climático que acontece em função da elevação anormal de temperatura das águas do oceano Pacífico, fenômeno que provoca significativa mudança no clima mundial.
Apalavra El Niño deriva do espanhol e refere-se à presença de águas quentes que todos os anos aparecem na costa norte do Peru. O nome se dá pelo acontecimento ter início coincidir com o Natal,estabelecendo uma relação com o Menino Jesus.
O El Niño traz problemas principalmente para os pescadores Peruanos, tendo em vista que o aquecimento das águas reflete na diminuição da piscosidade (abundância depeixes), que influencia diretamente a costa do Peru e do Chile.
Esse acontecimento climático resulta em alterações do clima, como por exemplo, no regime de chuvas em diversos pontos do planeta.Apesar de se conhecer suas consequências, não se sabe muito sobre suas origens e causas, porém há muitas teorias sobre isto, sem nenhuma confirmação.
Em 1982, o fenômeno foi intensamente anunciado, um anodepois, as águas do oceano pacífico atingiram 51º C.
Houve uma manifestação do El Niño em 1997, com o aquecimento das águas no mês de Outubro. No ano seguinte, as águas do oceano pacíficoapresentaram 4º C de aquecimento anormal, o que consolidou o fenômeno.
A atuação do fenômeno provocou mudanças efetivas no regime de chuvas, o que provocou períodos rigorosos de seca nos Estados Unidos,sudeste do continente africano, Indonésia, Austrália e América Central.
No território brasileiro foram percebidos reflexos do El Niño em diversos pontos do país, com destaque para a rigorosa estiagem quecastigou a região Nordeste e as enchentes na região Sul. Incluindo ainda a diminuição nos índices pluviométricos da região Norte, provocando secas e incêndios.
El Niño aparece a intervalosirregulares, às vezes de dois em dois anos, às vezes de dez em dez anos. Vários cientistas acreditam que a interferência humana na atmosfera tem culpa nessa alteração. Outra teoria, recentemente anunciada,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • El Niño
  • El niño
  • El Niño
  • El Niño
  • El niño
  • El nino
  • el nino
  • el niño

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!