El cabo del cañon

Páginas: 10 (2264 palavras) Publicado: 10 de maio de 2015
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
CURSO: ESTUDOS LATINO-AMERICANOS: FICÇÃO E HISTÓRIA
DISCENTE: ROVILSON SANCHES PORTELA Nº USP: 7618804

Análise do conto El cabo del cañon

El cabo del cañon é um conto de 1898, escrito pelo chileno Antônio Bórquez Solar que descreve a relação amorosa entre Juan, um marinheiro chilenoembarcado no navio Esmeralda durante a Guerra do Pacífico e o canhão que este estava encarregado de operar. O relato descreve primeiro um momento de paz em que são apresentados os personagens (marinheiro e canhão), os cuidados do primeiro com o segundo para em seguida descrever a batalha que sua embarcação participa contra dois navios peruanos, tendo como resultado a destruição do canhão e a morte damaior parte dos chilenos, inclusive o personagem principal do conto.
A Guerra do Pacífico ou Guerra do Guano e Salitre, confronto em que o conto se desenrola ocorreu entre 1879 e 1883 tendo como nações beligerantes o Chile, que desejava avançar seu território para o norte e ocupar regiões onde se explorava o guano, um fertilizante advindo de excrementos de aves depositadas no litoral da região aolongo de milênios, a Bolívia, que desde a época das independências controlava esse território, e o Peru, que tinha uma aliança militar de mútua ajuda com o bolivianos. A ocupação chilena do território em disputa se deu com relativa facilidade, dado à fragilidade das tropas da Bolívia, mas a guerra ainda se arrastou por alguns anos devido ao enfrentamento entre chilenos e peruanos, inclusive com aocupação de Lima até a assinatura do Tratado de Ancón em 20 de outubro de 1883. Ao final, a Bolívia perdeu a atual região de Antofagasta, ficando sem uma saída para o mar e o Peru perdeu a maior parte das regiões de Arica, Tacna e Tarapacá.
A corveta Esmeralda, um já antigo navio de guerra fabricado na Inglaterra, efetivamente participou da Guerra do Pacífico, sendo afundado em 21 de maio de 1879pela marinha peruana logo na sua primeira batalha durante o bloqueio do porto de Iquique. Essa derrota teve grande importância no imaginário chileno, especialmente pela morte de seu capitão Augustín Arturo Prat Chacón. Arturo, um comandante desconhecido e pouco considerado pelos seus pares por ser advogado de formação, foi pego de surpresa pelo ataque, mas não se rendeu mesmo diante da evidentesuperioridade peruana.
O século XIX foi, para a maior parte dos países ocidentais, o período da construção dos Estado-nação, das delimitações geográficas e humanas, da constituição do nacionalismo com a elevação da pátria à categoria de ente máximo dos interesses individuais e coletivos. Para isso, entre outras construções ideológicas, intencionalmente ou não, foi constituída nas artes toda umaestética nacional que teoricamente diferenciava os povos e justificava as suas próprias existências. Do ponto de vista imagético, a edificação do “nós” só tem sentido a partir da existência do “eles”, que em alguma medida se diferenciam dos costumes que herdamos de nossos antepassados e que temos obrigação de defender e manter diante da ameaça constante da imposição de seu governo, leis, língua, etc. Aconstrução do imaginário nacional é fenômeno que foi muito bem analisado por Eric Hobsbawn em Nação e nacionalismo desde de 1780.
Os países envolvidos na Guerra do Pacífico não foram exceção a esse fenômeno, especialmente o Chile que estava implementando um projeto de incorporação à “sociedade civilizada” das populações mapuches que sobreviveram à Pacificação da Araucanía ao sul do país eposteriormente imporia a “chilenização” das populações dos territórios ocupados durante a Guerra do Pacífico. Da mesma forma era preciso edificar um imaginário, um passado, uma diferenciação. Mas essas diferenças não poderiam se encontrar no passado colonial, com o qual os chilenos só mantinham semelhanças com seus vizinhos. É nas batalhas de independência e nas posteriores guerras que os chilenos vão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • El encubrimiento del otro
  • El origen del capitalismo
  • El dia del muertos
  • el uso del articulo
  • El Chavo Del Ocho
  • El Mundo dEl Wumpus
  • El Laberinto del Fauno
  • El encubrimiento del otro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!