EL ATENEO - INTERVENÇÕES, TEORIAS DE RESTAURO E CARTAS PATRIMONIAIS

1191 palavras 5 páginas
Buenos Aires

CONTEXTO HISTÓRICO:

ECLETISMO

Chamada também de “anti-arquitetura”, o Ecletismo amargou a indiferença até mesmo de órgãos oficiais como o Serviço de
Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Essa preocupação em reconhecer e valorizar a produção desse período é relativamente recente. Até cerca de 20 ou 25 anos atrás havia um preconceito muito grande com relação a essa arquitetura. A arquitetura eclética refere-se a um movimento arquitetônico predominante desde meados do século XIX até as primeiras décadas do século XX, foi uma tendência dentro do academicismo, trazido pela Academia de Belas Artes, fundada no período neoclássico, é assim chamada para comportar as mais diversas

interpretações do vocabulário formal dos estilos anteriores. Foi uma busca de uma nova linguagem formal que correspondesse às transformações pelas quais passaram as sociedades dos países desenvolvidos e industrializados” (MONTEZUMA, 2002, p.152).
Na arquitetura, o ecleticismo é a mistura de estilos arquitetônicos passados para a criação de uma nova linguagem arquitetônica. O termo arquitetura eclética é usado em referência aos estilos que exibiam combinações de elementos que podiam vir da arquitetura clássica, medieval, renascentista, barroca e neoclássica, entre outras.
Uma das características marcantes do período foram os novos materiais e produtos existentes no mercado através da facilidade de

importação, que repercutem de forma bastante significativa na construção das coberturas. Desta maneira, apresenta se para a sociedade da época um amplo leque de soluções possíveis na aparência dos telhados, que podem adquirir diferentes aspectos de acordo com o estilo de inspiração. No aspecto arquitetônico as principais características são:
• As edificações eram com base, corpo e coroamento;
• Simetria, composição e proporção eram as diretrizes para o projeto;
• Uso de ornamentos como colunas, flores, etc...;
• Utilização de estátuas vinculadas a estética

Relacionados