Elíada

Páginas: 6 (1293 palavras) Publicado: 20 de maio de 2011
SEMINARIO ILÌADA

VISÂO GERAL

A Ilíada é constituída por 15.693 versos, em hexâmetro dactilico que é a forma tradicional da poesia épica Grega e foi elaborada, num dialeto literário artificial do grego antigo que nunca foi fato falado, composto de elementos de outros dialetos.

Considera-se que tenha sua origem na tradição oral, ou seja, teria originalmente sido cantada pelosaedos (um artista que cantava as epopéias), e só muito mais tarde, os versos foram compilados numa versão escrita por volta do século VI a.C. em Atenas.

A Ilíada influenciou fortemente a cultura clássica, sendo estudada e discutida na Grécia Antiga e posteriormente no Império Romano.

A Ilíada passa-se durante o nono ano da guerra de Tróia, trata-se da ira de Aquiles. A ira é causada poruma disputa entre Aquiles e Agamenon.

A história da guerra de Tróia, não é contata na integra. Dessa forma o conhecimento prévio da mitologia Grega acerca da guerra é relevante para na compreensão da obra.

CARACTERÍSTICAS

A Ilíada é um poema Épico de 24 cantos atribuídos a Homero, composto entre os séculos 9 e 8a.C. que narra à era do herói grego Aquiles, filho do bravo Peleu e da deusa Tétis.

O desencadear dos fatos está umbilicalmente ligado á defesa do time, a honra pessoal, o mais cultuado valor humano, entre os antigos. Em nome dela, gregos e troianos movimentam incessantemente o afiado bronze, jorrando o chão de sangue, vale lembrar que a guerra teve inicio com uma afronta moral,quandoParís príncipe de Tróia, tomou para si a mulher do rei Meneleu, a bela Helena.

A história começa quando Aquiles é aclamado o grande guerreiro grego, e tem sua honra ultrajada pelo rei dos Aqueus, Agamêmnon.

Helena de Tróia, por Evelyn de Morgan 1898

TEMA ILÌADA

A Ilíada, ela narra uma série de acontecimentos da guerra de Tróia e serefere a uma série de outros, seu principal tema é o ciclo da ira de Aquiles e da sua causa. Isto fica claro, na primeira linha do poema. Através da consumação dessa ira, é tratada a humanização do herói e semideus Aquiles, sempre em conflito por sua dupla natureza, filho de uma deusa e um homem, portanto mortal.

A questão da escolha entre valores materiais, como a segurança e a vida longa, evalores morais como a gloria e o reconhecimento eterno é tratado na escolha com que Aquiles se defronta lutar e morrer jovem, e ser lembrado para sempre, ou permanecer seguro e ser esquecido.

Entrando em contraste com Heitor um grande herói que não busca a gloria, mas luta pela segurança de sua família e a preservação de sua cidade Tróia.

A guerra e suas conseqüências também é temacentral de Ilíada, sendo ricamente retratada, amizade, honra e muitos outros temas abstrato que também fazem parte da obra, compondo um belo painel da alma humana o que é sem duvida uma das qualidades que tem determinado vida longa a narrativa homérica na cultura universal.

[pic]

DA ESQUERDA P/ DIREITA

MENELAU, PÁRIS, DIOMEDES, ODISSEU, NESTOR, AQUILES e AGAMÊMNOMPARTES DA EPOPEIA

Ilíada por ser uma epopéia é uma longa narrativa literária de caráter heróico, grandioso e de interesse nacional e social. Com todos os elementos narrativos: Narrador, Narratário, Personagem, Tema, Enredo, Espaço, Tempo.

A epopéia de Ilíada reúne mitos, heróis e deuses, podendo ser apresentada em prosa ou verso.

Toda epopéia deve seconstituir de 5 partes:

Proposição

Invocação

Dedicatória

Narração

Remate, epílogo ou desfecho

O narrador épico se mantém distanciado dos fatos na terceira pessoa apresentando os fatos como acontecimentos passados.

PERSONAGENS PRINCIPAIS

A Ilíada é um poema extenso, e possui uma grande...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • zenao de eliada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!