EJA

Páginas: 2 (483 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015


Atividade Obrigatória

DISCIPLINA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS


a) Discussão sobre o conceito de Andragogia e Pedagogia (05 a 10 linhas)
Andragogia esta palavra apareceu em 1833 formulada peloprofessor alemão Alexander Kapp, esta servia para descrever elementos da Teoria de Platão. Andragogia é a ciência que desenvolve o aprendizagem de adultos de uma forma pratica e considerando aexperiência pois esta é a fonte mais rica para aprendizagem de adultos. Os adultos são envolvidos junto a aprendizagem conforme suas necessidades e seus interesses juntamente com sua satisfação própria.Pedagogia é a ciência que tem por objetivo de estudar a educação, o processo de ensino e aprendizagem. A palavra Pedagogia teve origem etimológica, na Grécia antiga vem das palavras: paidos = criança; agein= conduzir; logos = ciência. Na atualidade a pedagogia tem por objetivo maior melhoria do processo do ensino aprendizagem dos indivíduos, por meio da produção de conhecimentos e reflexão.Antropagogia ou andragogia é uma Pedagogia social que trata da educação além da escola e da família, e está relacionada com a educação de adultos. É relacionada com a Educação continua que ocorre ao longo detoda a vida. Pode ser considerada como a Teoria da formação permanente do homem e uma sistematização da pratica da educação de adultos. A antropagogia é análoga a Pedagogia: aquela é a sistematização daprática da educação de adultos, e esta é a sistematização da educação de crianças.
Essa postura parte da compreensão de que o adulto é sujeito da educação e não o objeto da mesma. Por isso refuta opapel central do professor como fonte de conhecimento a ser depositado no reservatório do aprendiz, o que Paulo Freire denomina de ‘Educação Bancária’.
O papel da experiência. A experiência do aprendizadulto tem central importância como base de aprendizagem. É a partir dela que ele se dispõe, ou se nega a participar de algum programa de desenvolvimento. O conhecimento do professor, o livro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EJA
  • EJA
  • EJA
  • EJA
  • A EJA
  • EJA
  • EJA
  • EJA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!