EJA: Uma conquista na Inclusão Social.

Páginas: 5 (1106 palavras) Publicado: 23 de fevereiro de 2015
RESUMO:

A Educação para Jovens e Adultos surgiu no Brasil na década de 60, com a primeira aplicação, na cidade de Angicos, Rio Grande do Norte, através do sistema desenvolvido por Paulo Freire. Essa experiência obteve muito sucesso, tanto que, passou a ser conhecido em todo o país e praticado por inúmeros grupos de cultura popular.
A Constituição Federal de 1988 tem como princípio básico:Toda e qualquer educação, visa o pleno desenvolvimento da pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. Sendo assim, a EJA tem a função de erradicar o analfabetismo no Brasil, proporcionando condições de conclusão dos estudos aos que não tiveram oportunidade de concluir quando na idade considerada idade adequada. A aceitação é de grande sucesso, pois visa escolarizar esocializar esses indivíduos que não tiveram a oportunidade de estudar, e sentem-se discriminados por não saber ler e escrever e nem fazer contas.
A educação é tão valiosa que é uma condição prévia de muitas outras ligadas a nossa sociedade, como por exemplo: ler livros, entender cartazes e placas escritas, escrever cartas, navegar na internet, votar consciente, assinar o nome, ler manual de instruções etantas outras possibilidades adquire o ser humano ao ser alfabetizado.
O EJA nada mais é do que um incentivo aos jovens, adultos e trabalhadores, é uma possibilidade concebida não como estratégia de compensação ou reposição, mas principalmente, como meio de formação ampla e integral de homens e mulheres.

Palavra chave: EJA – Alfabetização e Formação Profissional – Inclusão - Socialização eMercado de Trabalho.

SUMMARY:

Education for Youth and Adults emerged in Brazil in the 60s, with the first application in the city of Angicos, Rio Grande do Norte, through the system developed by Paulo Freire. This experience was very successful, so much so that became known throughout the country and practiced by numerous groups of popular culture.
The Federal Constitution of 1988 has as itsbasic principle: Any education, aimed at the full development of the person, the exercise of citizenship and qualification for work. Thus, the EJA has the task of eradicating illiteracy in Brazil, providing conditions for completion of the studies that were unable to complete when at the age considered appropriate age. Acceptance is highly successful as it aims to educate and socialize theseindividuals who have not had the opportunity to study, and they feel discriminated against by not knowing how to read and write or do math.
Education is so valuable that it is a prerequisite for many other related to our society, such as: reading books, understand written posters and signs, writing letters, surf the internet, conscious vote, sign their name, read the instruction manual and so manyother possibilities acquires the human being to be literate.
The EJA is nothing more than an incentive for young people, adults and workers, is a possibility not designed as compensation strategy or replacement, but mainly as a means of broad and comprehensive training of men and women.



1 – INTRODUÇÃO

O tema escolhido tem o objetivo de abrir leques de aperfeiçoamento e aprendizado na áreada Educação de Jovens e Adultos. É muito importante nos dias de hoje ver, que as pessoas mais carentes e necessitadas da sociedade brasileira têm o privilégio e estão buscando a igualdade em termos de conhecimento e educação. Estão a cada dia, sendo inseridas no mercado de trabalho com maiores possibilidades de melhorias, através desse método oferecido a eles, para que possam se tornaralfabetizados ou até mesmo dar continuidade aos estudos que tinha sido interrompido por algum motivo.
No Brasil ainda existe aproximadamente 14 milhões de analfabetos e 40 milhões de analfabetos funcionais, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) surge como uma esperança de oportunidade e inclusão social. Definida como modalidade de ensino na Lei de Diretrizes de Base da Educação (LDB) em 1996, um método...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • inclusão SOCIAL NO EJA-LIBRAS
  • Eja-inclusão social e resgate da cidadania
  • Leitura inclusão social educandos eja
  • A INCLUSAO DE MENORES NO EJA NOTURNO
  • Eja inclusão digital
  • Inclusão digital na inclusão social
  • Contexto histórico, conquistas e desafios da eja
  • Do real ao virtual: a inclusão digital traçando caminhos para a inclusão social nas turmas de eja das séries iniciais do ensino...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!