EIXO MUSICA ED. INFANTIL

Páginas: 29 (7120 palavras) Publicado: 25 de março de 2014
INTRODUÇÃO
Para se ensinar música para a criança temos que nos preocupar com a capacidade dela de entender o que lhe é proposto, observar as coisas em que a criança traz de sua realidade, tornar as músicas propostas para atividades fluentes, como se fosse uma conversa entre aluno e professor, demonstrando para ela seus sons.
O desenvolvimento musical se dá em uma sequência, essa sequência éformada a partir das oportunidades de interação que essa criança tem com os elementos da música, ambiente musical e sua educação.
A música no dia a dia delas vem ajudando em vários propósitos, como: hábitos, atitudes, disciplina, condicionamento da rotina, comemorações e etc. Assim os diferentes tipos de músicas são ligados a cada situação, mas a maioria das vezes acompanhadas de gestos emovimentos, a linguagem musical é um dos canais que desenvolvem expressão, o autoconhecimento e o equilíbrio, sendo um grande meio de interação social.
A música contribui para o desenvolvimento cognitivo e motor despertando a criatividade. Podemos observar que, cada criança ao escutar uma melodia, interpreta - a de forma única e pessoal. Além da forma de internalização.
Quando colocamos diferentessituações nas brincadeiras que envolvam música, fazemos com que a criança cresça através da procura da solução ou alternativa da atividade proposta, fazendo com que o desenvolvimento psicomotor dela, enquanto brinca, alcance níveis que só com a motivação ela consegue. Além de favorecer a concentração, a atenção, engajamento e a imaginação.
Com isso a criança fica calma e aprende a pensar estimulandosua inteligência.
"Inúmeras pesquisas desenvolvidas em diferentes épocas, particularmente nas décadas finais do século xx, confirmam que a influência da música no desenvolvimento da criança é incontestável. Algumas delas demonstram que o bebê, ainda no útero materno, desenvolve reações de estímulos sonoros." (NOGUEIRA, M.A, A música e o desenvolvimento da criança. Revista da UFG, v. 5, n. 2,2003).
Atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesmas, desenvolve sua noção de esquema corporal, e permite a comunicação com o outro, as atividades também podem contribuir de forma indelével como reforço no desenvolvimento cognitivo/linguístico, psicomotor e sócio afetivo da criança das seguintes formas:
Desenvolvimento cognitivo/linguístico: para a criança suas fontesde conhecimentos são as situações que ela tem oportunidade de vivenciar em seu dia a dia. Pensando nisso, percebemos que as experiências rítmicas musicais que ela participa, favorece o desenvolvimento das crianças. Trabalhando com os sons ela desenvolve sua sensibilidade auditiva, quando acompanha gesto ou dança ela trabalha a coordenação motora e atenção, ao cantar e imitar sons ela estádescobrindo capacidades sonoras e estabelecendo relações com o ambiente que vive.
Desenvolvimento psicomotor: As atividades musicais oferecem muitas oportunidades para as crianças aperfeiçoarem sua habilidade motora, aprender a controlar músculos e se mover com desenvoltura. O ritmo tem um importante papel na formação do sistema nervoso, por que toda expressão musical ativa acaba agindo sobre a mente,favorecendo a descarga emocional, a reação motora e aliviando tensões. Atividades como cantar fazendo gestos, danças, bater palmas e pés, são importantes para a criança, pois assim permitem desenvolver o senso rítmico, coordenação motora, fatores muito importantes também para o processo de aprendizagem da leitura e escrita.
Desenvolvimento sócio afetivo: Aos poucos a criança forma sua identidade,percebendo ser diferente dos outros mais ao mesmo tempo querendo instigar - se com os outros. Quando desenvolve a autoestima ela aprende a se aceitar como é, com suas capacidades e limitações. Atividades musicais coletivas favorecem no desenvolvimento da socialização, estimula a compreensão, a participação e cooperação, assim ela desenvolve conceito de grupo. Além disso, ao se expressar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eixos norteadores Ed. Infantil
  • musica na ed infantil
  • A importância da música na ed. infantil
  • Musica na ed infantil
  • a importancia da musica na ed infantil
  • musica na ed. infantil
  • A musica na ed. infantil
  • Texto informativo e música

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!