ei tem alguém aí?

Páginas: 5 (1131 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2013
Iseat – Fundação Helena Antipoff
Curso: Pedagogia – 1º Período – Turno: Manhã
Disciplina: Informática e Educação
Professora: Janaína Rozário
Aluno: Jota Moura Rocha

Pesquisa: BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL

A Biblioteca Digital Mundial possibilita descobrir, estudar e desfrutar de tesouros culturais de todo o mundo em um único lugar, de diversas formas. Estes tesouros culturais incluem -mas não estão limitados a - manuscritos, mapas, livros raros, partituras, gravações, filmes, gravuras, fotografias e desenhos arquitetônicos.
Os ítens da Biblioteca Digital Mundial podem ser facilmente pesquisados por lugar, período, tema, tipo de item e instituição contribuinte, ou podem ser localizados por uma pesquisa aberta, em vários idiomas. Características especiais incluem agrupamentosgeográficos interativos, cronologia, sistema avançado de visualização de imagens, além de capacidades interpretativas. Descrições relacionadas aos ítens e entrevistas com curadores sobre os ítens apresentados fornecem informações adicionais.
Ferramentas de navegação e descrições de conteúdos são fornecidas em árabe, chinês, inglês, francês, português, russo e espanhol. Muitos outros idiomas estãorepresentados nos livros, manuscritos, mapas e fotografias reais e em outros materiais essenciais, que são fornecidos em seus idiomas originais.
A Biblioteca Digital Mundial foi desenvolvida por uma equipe da Biblioteca do Congresso dos EUA, com contribuições de instituições parceiras em muitos países, o apoio das Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO);  e oapoio financeiro de uma série de empresas e fundações privadas.

Missão

A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo.
Os principais objetivos da Biblioteca Digital Mundial são:
Promover a compreensão internacional e intercultural;
Expandir o volume e a variedade de conteúdocultural na Internet;
Fornecer recursos para educadores, acadêmicos e o público em geral;
Desenvolver capacidades em instituições parceiras, a fim de reduzir a lacuna digital dentro dos e entre os países.



Histórico Resumido
Ao se falar de uma biblioteca que tenta reunir o máximo de documentos publicados em todos os países, ou que disponibiliza o seu acervo para pessoas residentes nosmais diversos rincões de um país ou de continentes, a primeira impressão que se tem é de se estar falando de algo muito novo. Na verdade, esta idéia é bem antiga.
A Biblioteca Digital combina a estrutura e a coleta da informação, tradicionalmente usada por biblioteca e arquivos, com o uso da representação digital tornada possível pela informática. A informação digital pode ser rapidamente acessadaem todo o mundo, copiada para preservação, armazenada e recuperada rapidamente. A Biblioteca Digital também inclui os princípios consagrados de como a informação é organizada.Ressalta – se que não seriam verdadeiras bibliotecas digitais aquelas coleções eletrônicas selecionadas e disponibilizadas por indivíduos na Web. Uma biblioteca digital – uma coleção de informação digitalizada e organizada –tem um potencial informacional que dificilmente terá sido alcançado por alguma biblioteca convencional, isto é, ela pode entregar a informação diretamente na mesa do usuário (à semelhança da máquina Memex, estratégias de busca por palavras isoladas ou por expressões inteiras, e o seu conteúdo informacional – seja ele na forma textual, sonora ou em imagens – não sofre os desgastes naturaisdecorrentes do uso intensivo do documento impresso.
Biblioteca digital é um conceito emergente. Mas, o que é necessário para construir uma biblioteca digital? Primeiramente, ela precisa ter conteúdo, que pode ser material antigo, convertido no formato digital, ou material novo, nascido digitalmente. Os itens que formam o seu acervo podem ser comparados, doados, trocados ou digitalizados localmente, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha livro Ei! Tem alguém aí?
  • conversa de alguem ai hahah
  • EIS AÍ TUA MÃE
  • PLANOS EI E AI
  • Alguem
  • Alguem
  • Para alguém
  • alguem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!