Ehuha

2811 palavras 12 páginas
SLIDE 1
Sociologia é o estudo sistemático do comportamento humano em seu contexto social. Ou seja, é o estudo que investiga as razões de nos comportarmos de uma maneira específica dentro de um contexto.
*Você vive na sociedade, e ela vive em você.
*A Sociologia surgiu com a intenção de entender essa dinâmica, de compreender os elementos que nos tornam parte de uma sociedade e como essa convivência com tantas outras pessoas nos afeta como indivíduos.
*suas escolhas diárias são fruto de um condicionamento social, uma espécie de adestramento social para que possamos viver em sociedade.
* Somos livres para fazer o que quisermos?
Relação entre Igreja e Bar
As organizações sociais das quais fazemos parte, abrem determinadas oportunidades e fecham outras, restringindo nossa liberdade de ação. a função do sociólogo, através do estudo do comportamento humano, é tentar entender os processos que causam as mudanças, suas consequências e propor melhorias para a sociedade.
* A explicação sociológica do suicídio
O suicídio é mais do que um simples ato individual de desespero.
As taxas de suicídio são fortemente influenciadas por forças sociais.
O suicídio é provocado pelo grau de solidariedade social num grupo
Tipos de suicídio:
Durkheim chamou o suicídio que ocorre em ambientes de baixa regulação social de "suicídio anômico". O suicídio anômico ocorre quando as normas que governam o comportamento dos indivíduos são definidas de maneira vaga. Na situação oposta, ou seja, em ambientes de alta regualação social, tendem a ocorrer suicídios que Durkheim denominou "suicídio fatalista". O fatalismo decorre de uma regulação ou normatização excessivas da vida social e que deixa pouco espaço para que os indivíduos manifestem suas paixões e ncessidades. Já em contextos de baixa integração social, isto é, em contextos nos quais a freqüência e intensidade das interações sociais são baixas, ocorre o "suicídio egoísta". O suicídio egoísta decorre de uma falta de integração do

Relacionados