Egito

Páginas: 8 (1886 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
01.(UFPE) Em relação às conseqüências do domínio espanhol sobre Portugal, que durou 60 anos - de 1580 a 1640 - analise as proposições a seguir:
1) A França, inimiga da Espanha, ocupou Pernambuco, área de atuação dos portugueses;
2) As relações comerciais dos portugueses com a Ásia sofreram grandes perdas;
3) Portugal, para enfrentar a crise, tornou-se dependente da Holanda, assinando com estao tratado da Paz de Holanda;
4) A marinha portuguesa foi quase aniquilada e Portugal subordinou-se à Inglaterra assinando com esta nação vários tratados;
5) Portugal centralizou a administração colonial e estabeleceu monopólios na economia.
Estão corretas:
a) 2, 3 e 4.
b) 3, 4 e 5.
c) 1, 2 e 3.
d) 2, 4 e 5.
e) 1, 3 e 5.
[pic]
02. (UFMG) O interesse dos holandeses em ocupar áreas noBrasil está relacionado com:
a) a conquista territorial de pontos estratégicos visando quebrar o monopólio da rota da prata.
b) as barreiras impostas pela Espanha à participação flamenga no comércio açucareiro.
c) os contratos comerciais preferenciais firmados entre Portugal e Inglaterra.
d) as solicitações dos senhores-de-engenho, insatisfeitos como o supermonopólio metropolitano.
e) a instalaçãode técnicas mais avançadas, visando à elevação da produtividade.
[pic]
03. (Fuvest-SP) Com um ato de coragem, mais de irresponsabilidade, D. Sebastião mais combateu que comandou (...) a derrota já parecia irreversível (...) Ferido na mão, trocou de cavalo três vezes e parece ter sido, junto a uns poucos fidalgos, (...) um dos que seguiram combatendo por mais tempo. Seu valido mais próximo (...)chegou a pedir-lhe que se rende para salvar a si e à nação, ao que D. Sebastião respondeu: "Que pode haver aqui que fazer se não morrermos todos?" (...) Negando-se a recuar perdeu-se em meio aos inimigos.
Em agosto de 1578, a derrota portuguesa na batalha de Alcácer-Quibir frente aos mouros deu início a um dos mais dramáticos períodos da história da Portugal, onde:
a) depois da derrota emAlcácer-Quibir, o reino de Portugal em aliança com a Espanha retomou seu poder e sua grandeza sob o comando de Filipe II de Habsburgo também conhecido como o Desejado.
b) à perda do rei segui-se a perda da independência para a Espanha durante sessenta anos e fez brotar, na sociedade, a crença da volta de um rei salvador pra redimir o reino de suas dores e pecados denominado de sebastianismo.
c) osebastianismo, como forma de expressão cultural e profética, levou Portugal a reorganizar-se depois da derrota no Marrocos, anexando o reino espanhol na chamada União Ibérica.
d) logo depois da derrota de Portugal e do desaparecimento de D. Sebastião, a Companhia das índias Ocidentais comandada por Maurício de Nassau tomou o Nordeste açucareiro brasileiro.
e) a União Ibérica teve papel fundamentalpara o expansionismo territorial português na América do Sul com o fim do tratado de Tordesilhas e garantiu o acesso do mesmo aos mercados de ouro e prata do México.
[pic]





04. (Unifei-MG) A inquisição atuou no Brasil, durante o Período Colonial, com as visitações do Santo Ofício. Os indiciados eram levados para Portugal. As feiticeiras agiam livremente antes e muitas tiveram queresponder aos visitadores sobre seus encantamentos. O poeta Gregório de Matos, que viveu em Salvador, no século XVII, assim escreveu sobre uma delas:
Dormi com o Diabo à destra
e fazei-lhe o rebolado,
porque o mestre do pecado
também quer a puta mestra,
e se na torpe palestra
tiveres algum desar, não tendes que reparar,
que o Diabo quando emboca
nunca dá a beijar a boca,
e no... o heis debeijar.
A União Ibérica, a partir de 1580, trouxe a ação dos inquisidores para o Brasil. Podem ser consideradas atribuições da Inquisição as atividades abaixo, exceto:
a) Buscar os pecadores que caíam em erros morais, tais como sodomia, bigamia, fornicação e crítica ao celibato clerical.
b) Incentivar as confissões voluntárias de heresias e erros morais, iniciando um verdadeiro processo de delação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Egito
  • Egito
  • egito
  • egito
  • Egito
  • Egito
  • Egito
  • egito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!