EGITO

Páginas: 12 (2774 palavras) Publicado: 3 de junho de 2014
EGITO



Introdução

O Egito Antigo foi uma civilização da antiguidade oriental ao Norte da África, concentrada ao longo do curso inferior do rio Nilo, no que é hoje o país do Egito. O Egito Antigo foi umas das primeiras grandes civilizações da antiguidade e manteve durante a sua longa existência uma continuidade nas suas formas políticas, artísticas, literárias e religiosas,explicável em parte devido aos condicionalismos geográficos, embora as influências culturais e contatos com povos estrangeiros tenham sido também uma realidade. A civilização egípcia antiga desenvolveu-se no nordeste africano (margens do rio Nilo) entre 3200 a.C (unificação do norte e sul) a 32 a.C domínio romano.















História do Egito Antigo

Inicialmente aregião era dividida em cidades-estados, "nomos", independentes politicamente. Em torno de 4.000 a.C. esses "nomos" uniram-se em dois reinos: Reino do Baixo Egito (Norte) e Reino do Alto Egito(Sul). A unificação desses reinos ocorreu por volta de 3.200 a.C., com Menés, que se tornou o primeiro faraó da primeira dinastia e deu início à história dinastia do Antigo Egito que vai até o século XI a.C.,quando termina a dinastia Ramsés e inicia a decadência. Essa decadência se acentua com o aparecimento do novos reinos no Oriente Médio, com o enfraquecimento do Governo dos faraós, com o empobrecimento do país causado pela desorganização interna e pelas sucessivas dominações estrangeiras. Inicialmente, a dominação assíria, seguida da dominação persa, macedônia, romana e árabe, sendo esta últimaresponsável pela religião islâmica do Egito atual.

















Sociedade Egípcia

Ela se destacava nas áreas da ciência, desenvolvendo conhecimentos da matemática que eram usados nas construções de pirâmides e templos. Foram adquiridos grandes conhecimentos da medicina e do corpo humano, devido aos procedimentos de mumificação. Existia- se médicos e eramchamados de " o homem do sofrimento", ele aplicava remédios e fórmulas mágicas nos pacientes pedindo aos deuses que fizesse o efeito desejado. Sua estrutura era bem organizada e eficiente garantindo o seu funcionamento, porém esta era injusta e hierárquica sendo que cada segmento possuía funções e poderes determinados, ou seja, os grupos com menos poderes tinham que obedecer os que estavam a cima.Era composta por grupos sociais, sendo eles: os Faraós, Sacerdotes, Chefes militares, Escribas, Artesãos, Comerciantes, Camponeses e os escravos.. 


Classificação dos grupos sociais:


Faraó: O poder do faraó era transmitido hereditariamente, portando não havia nenhum tipo de votação que o colocava no poder. Ele era extremamente rico, pois ficava com grande parte dos impostosrecolhidos entre o povo, vivendo em grandes palácios com sua família de forma luxuosa. Possuía também poder absoluto sobre a sociedade egípcia e era reconhecido como um Deus.

Sacerdotes: Os Sacerdotes eram conhecidos por serem responsáveis pelas festas, rituais e atividades religiosas. Conheciam bem as características dos Deuses egípcios comandando os templos e os rituais após a morte do faraó. Ossacerdotes ficavam somente abaixo do Faraó na escala de poder, sendo de uma classe social privilegiada.

Chefes Militares: Eram responsáveis pela segurança do território. Se destacavam em tempos de guerra, pois tinham que organizar o exército de forma eficiente e se caso houvesse derrota ou fracasso poderia lhe custar a vida.

Escribas : Eram responsáveis pela escrita egípcia e pelos registros. Registros dos impostos e os acontecimentos da vida do faraó. Escreviam no papiro e nas paredes das pirâmides, em placas de barro ou pedra. Ocupavam também os cargos mais importantes do reino.

Comerciantes: Já os comerciantes se dedicavam ao comércio em nome dos reis ou em seu próprio nome.

Artesãos: trabalhavam para o faraó e nas construções dos templos e pirâmides, quando não estavam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Egito
  • Egito
  • egito
  • egito
  • Egito
  • Egito
  • Egito
  • egito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!