Egito

Páginas: 5 (1198 palavras) Publicado: 23 de abril de 2014
TRABALHO
DE
HISTÓRIA
Egito




Aluno: Dnniel Felipe
Série: 1º Ano Turma: A

Índice

Introdução............................................................. 03

Egito...................................................................... 04

Evolução Política.................................................. 05

Economia e Sociedade......................................... 06Religião e Cultura................................................. 07

Conclusão............................................................. 08

Bibliografia............................................................ 09



Introdução

















Egito

A posição geográfica
As populações do Egito que deram origem a civilização do Egito instalaram-se noperíodo neolítico. Está civilização também nasceu as margens do Rio Nilo, que atravessa boa parte da África do norte ao sul.

Período Pré-dinástico
Esse período iniciou-se por volta de 4000 a.C., com a instituição de comunidades, que motivaram várias aldeias, os nomos. Estas aldeias eram comandadas pelos nomarcas e tinham autonomia e independência, mas cooperavam entre si. Em 3500 a.C.,vários nomos uniram-se politicamente, originando o Alto Egito (Sul) e ao Baixo Egito (Norte). O faraó Menés, Foi Responsável pela unificação do Egito, dando início ao período dinástico, no qual os faraós preservavam o poder para seus descendentes pelo fator hereditário, formando a dinastia de governantes. O faraó era proprietário das terras, o chefe militar e o juiz supremo.Faraós
Sacerdotes
Nobres
Escrivães
Camponeses




Evolução Política

O Antigo Império

O Império Antigo do Egito (também conhecido como Antigo Reino), com a capital emMênfis, iniciou-se com a unificação dos dois reinos, empreendida pelo faraó Menés e estendeu-se até pouco antes de 2300 a.C (chamado de dinastia teocrática do Egito Antigo). Nesse período, os egípcios fizeram grandes progressos na irrigação e na agricultura, além de construção de grandes pirâmides. Neste período, o estado egípcio era pacifista e mantinha-se completamente isolados dos outrospovos.
Durante a III, IV, e V dinastias, ocorreu o apogeu do Antigo Império. A partir da V Dinastia, as querelas religiosas e as lutas políticas e sociais abalaram a estabilidade do Estado Egípcio. O ataque dos nômades no deserto e o aumento do poder dos nomarcas(nobres), descentralizando o poder e consequentemente enfraquecendo o faraó, puseram fim ao Antigo Império. Ao que parece, nesse período,houve uma verdadeira revolução social.

O Médio Império

O Médio Império (Médio Império, 2° Período Intermediário) foi de 2040 a.C. até 1550 a.C. No começo dessa época Mentuhotep II reunificou o Egito. Cresceu muito o culto à Osiris. Além do números de pessoas que se mumificavam crescia bastante, graças ao aumento de pessoas de classe media. Os reis apesar de serem vistos como deuses nãoeram os únicos com poder, os senhores locais também tinham grande poder. Depois o Egito ficou enfraquecido e foram invadidos pelos Hiscos, eles tinham uma coisa que o Egito não tinha, bigas puxadas a cavalo. 

O Novo Império

O Novo Império (Novo Império 3° Período Intermediário) foi de 1550a.C. até 712a.C. Os Hiscos foram, expulsos do Egito pelo rei Ahmose. Foi nessa época que Tebas foireconhecida como capital política e religiosa.

Economia e Sociedade


A economia egípcia tinha como base a agricultura. Sua posição geográfica às margens do Nilo favoreceu o desenvolvimento das tecnologias de irrigação, possibilitando o domínio da atividade agrícola. Os egípcios cultivavam, já em grande escala, o trigo, a cevada e o linho. Acredita-se, inclusive, que foram os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Egito
  • Egito
  • egito
  • egito
  • Egito
  • Egito
  • Egito
  • egito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!