Egito Antigo

Páginas: 5 (1196 palavras) Publicado: 16 de fevereiro de 2014












Age of Mythology
MECA – Museu do Egito e das Civilizações Antigas













Sumário

Introdução..........................................................................................................3
Revisão de literatura..........................................................................................4Problematização................................................................................................6
Apresentação do Projeto...................................................................................7
Bibliografia.........................................................................................................8









Introdução
Nosso projeto técnico científico é uma experiência única, ondevisaremos emergir os visitantes numa viagem para o Egito Antigo. Apresentaremos o tema de forma singular e criativa: além da sala temática, faremos uso de recursos teatrais, tais como cenografia, figurino, maquiagem, música ambiente, aromas típicos, texturas, entre outros.
Este projeto envolveu, até agora, esforço, dedicação, uma árdua pesquisa e muita criatividade, esperamos que ele sejaaprovado, pois é um tema com o qual simpatizamos instantaneamente.







Boa leitura!
Gabriela Melo e TáynaStampini
Revisão de literatura
A geografia no Egito Antigo
Essa civilização se desenvolveu rapidamente graças ao Rio Nilo, porque se alojavam em suas margens usando-o para locomoção, irrigação, entre outros; onde construíam diques e canais. No Nilo haviam também as cheias periódicas queocorriam constantemente, alagando suas margens, tornando a terra fértil e propícia para agricultura e criação de gado.
Política.
Muitos se confundem pensando que reis e faraós são diferentes classes políticas no Egito Antigo, porém não é verdade. Faraó era o termo atribuído aos reis, porque os mesmos eram associados a deuses; O rei vivo era encarado como uma personificação do deus Hórus, já orei morto como deus Osíris, pai de Hórus; não importando laços sanguíneos entre o atual e o falecido rei.
O Egito Antigo era dividido em províncias ou nomos. Na maior parte da história, houveram 42 províncias: 20 no baixo Egito e 22 no Alto Egito.
Economia
A economia do Egito Antigo era constituída pela agricultura, pescaria, tecelagem, comércio com as regiões vizinhas por meio da permuta debens (já que ainda não existia a moeda). Porém, dentre estas categorias, a que verdadeiramente movia o Egito Antigo era a agricultura. Eram cultivados: trigo, cevada, milho-miúdo, linho, vinha, legumes, entre outros.
Estética
A forma com que a os egípcios se vestiam varia conforme a hierarquia. Basicamente, o povo egípcio usava o Chanti que era usado curto para homens e longo para mulheres. Já orei usava o traje Kalasyris. Os mais poderosos usavam perucas de várias formas e cores no intuito de parecer-se com seus deuses, usavam também muitas joias, entre elas, pulseiras, brincos de ouro e uma diadema que era feita de turquesa, muita maquiagem para mostrar sua grandeza.


Arquitetura
A arquitetura egípcia é considerada uma das mais misteriosas do mundo. Ate hoje, os egiptólogos eestudante não descobriram como era feita as famosas pirâmides. O que se sabe é que essas pirâmides eram feitas para os faraós, na verdade, para o seu corpo, pois se acreditava que havia vida após a morte e que seu corpo deveria estar intacto para reviver. Na pirâmide do faraó, colocava-se um sarcófago, que era uma espécie de caixão, além de todas as suas riquezas.
Os escravos e trabalhadores usavamrampas de cascalho e areia para levar as enormes pedras até seu destino. Na parte de fora da pirâmide utilizavam blocos do mais fino calcário branco. Além das pirâmides, existiam a arquitetura de templos, esfinges e obeliscos.
Mitologia
Os egípcios eram politeístas, ou seja, que acreditavam em vários deuses. A estética dos deuses era baseada em animais e seus poderes em características da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • antigo egito
  • antigo egito
  • ANTIGO EGITO
  • O egito antigo
  • Antigo Egito
  • ANTIGO EGITO
  • antigo egito
  • O Egito Antigo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!