EGITO ANTIGO Reparado 1

Páginas: 20 (4957 palavras) Publicado: 4 de setembro de 2015
ITB PROFESOR ANTONIO ARANTES FILHO
CONTABILIDADE
BIOLOGIA

CLEITON SONTOS – 08
JULIA FREDIANI – 23
LARA MONTE – 25
VITOR FRAGA – 33





EGITO ANTIGO




BARUERI
2015
ITB PROFESOR ANTONIO ARANTES FILHO
CONTABILIDADE / 1º ANO A
BIOLOGIA

ADRIANI LACERDA – 01
JULIA FREDIANI – 23
LARA MONTE – 25
REBECA FAGUNDES – 29


EGITO ANTIGO
ORIENTAÇÃO PROF. WAGNER LULLIS


Trabalho apresentado á disciplinade História
para compor a média do segundo trimestre


BARUERI
2015
SUMÁRIO



INTRODUÇÃO 01
UNIFICAÇÃO DO ALTO E BAIXO EGITO 02
O DESENVOLVIMENTO E CONHECIMENTO
(MEDICINA, ASTRONOMIA, ENGENHARIA, QUIMICA E AGRICULTURA) 03
O ESTADO TEOCRÁTICO EGIPCIO E O PAPEL DO FARÁO 07
DIVISÃO SOCIAL 08
A MITOLOGIA EGIPCIA 10
ESCRITA EGIPCIA 16
O PAPEL DA RELIGIÃO PARA ORGANIZAÇÃO SOCIAL 17
CONCLUSÃO OUCONSIDERAÇÕES FINAIS 18
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 19













INTRODUÇÃO
Quando se fala no Egito Antigo, as primeiras coisas que nós vem á mente são as imagens das grandes pirâmides, as múmias e artefatos dos museus, os templos e a atmosfera aventuresca eu cerca tudo o eu diz























UNIFICAÇÃO DO BAIXO E ALTO EGITO

Por volta do ano 3500 a.C o Egito antigo ainda não existia comoum estado unificado, na verdade a região era composta por várias tribos que habitavam ás margens do rio Nilo. Estas tribos, formadas por clãs denominados nomos (ou sepat no Egito antigo).
Cada nomo cultuava uma divindade especifica, mantendo uma organização político – religiosa independentemente das vizinhas. Os lideres eram chamados de nomarcas e, em geral, eram escolhidos entres oschefes dos clãs.
Por meio de guerras de conquistas, iniciou-se, na região, um processo de unificação dos vários nomos egípcios. Inicialmente, ocorreram duas unificações distintas, uma entre os nomos do sul e a outra do norte.
Já a unificação dos nomos da região ao norte do rio Nilo, mais precisamente no entorno do delta do rio Nilo, formaram o reino do baixo Egito, este tendo no deus Hórus adivindade máxima.
A unificação dos dois reinos somente ocorreu por volta do ano 3100 a.C com o primeiro faraó, Menés I, que passou a utilizar uma única coroa fundia as cores BRANCA (alto Egito) e VERMELHA (baixo Egito). Menés não somente foi o primeiro faraó egípcio, mas também foi o responsável por fundar a primeira das 30 dinastias que governaria o EGITO ANTIGO entre 3100 e 332 a.C.
Uma vez unido, oEgito adotou a adoração ao deus OSÍRIS como oficial em todo reino.










CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA
O conhecimento da medicina egípcia provém basicamente de dois documentos, o Papiro de Ebers e o Papiro de Smith. Esses documentos datam de meados do segundo milênio a.C., mas codificam conhecimentos muito mais antigos. O Papiro de Ebers detalha não apenas os encantos a seremusados para doenças específicas, mas também relaciona vários remédios práticos. Os tratamentos medicamentosos incluem o uso de óleo de castor como laxante e folhas de salgueiro e casca de árvores (que continham ácido acetilsalicílico, princípio ativo da aspirina) para acelerar a cura. O Papiro de Smith nos fornece relatos de casos detalhados e descreve a remoção de cistos, a circuncisão masculina, oreposicionamento de ossos e o estancamento de hemorragias por pressão.
Supostamente os egípcios aprenderam muito sobre a anatomia humana em decorrência de sua prática de mumificar corpos. Os papiros mostram que eles entendiam as funções da maioria dos órgãos, embora tenham invertido os papéis do cérebro e do coração. Os egípcios acreditavam que o cérebro bombeava sangue e o coraçãocontrolava os sentimentos e pensamentos.
 
A prática médica era altamente organizada, pelo menos para a elite da sociedade. Os médicos chamados swnu eram especializados em determinados órgãos do corpo ou doenças. Alguns, por exemplo, tratavam dos olhos, alguns dos dentes, alguns dos intestinos. Havia swnu mulheres também. Registros do 3º milênio a.C. descrevem uma pessoa chamada Pesheshet como a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Egito antigo
  • antigo egito
  • antigo egito
  • Egito Antigo
  • ANTIGO EGITO
  • O egito antigo
  • Antigo Egito
  • ANTIGO EGITO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!