eggggg

582 palavras 3 páginas
Tanto o movimento de translação como o de rotação acontecem porque no espaço só há vácuo (e, portanto, ausência de atrito) e por causa da força gravitacional que os corpos exercem entre si, devido à concentração das suas massas.

A Terra e os outros planetas giram em torno do Sol porque no momento da sua formação eram pedaços do próprio Sol, asteróides ou aglomerados de poeira cósmica que acabaram "entrando pela tangente" dentro do campo gravitacional solar e não tinham velocidade suficiente para escapar, ficando eternamente nesse movimento elíptico, elipse essa cujo um dos focos é ocupado pelo centro de massa do sistema, ou seja, o Sol.

Por que a órbita é uma elipse? Imagine que você jogue uma bola para o alto. Sua velocidade vai diminuindo, até zerar e a bola começar a descer. Assim, a energia cinética da bola diminui conforme a velocidade diminui ((mv²)/2), ao passo que a energia potencial gravitacional aumenta conforme a altura da bola aumenta (mgh). A soma das duas é a Energia Mecânica, que se mantém constante quando não há forças dissipativas (atrito, resistência do ar). Bem, se você jogar a bolinha com um certo ângulo, ela vai fazer uma trajetória em forma de arco. Se não houvesse o chão para ela parar o movimento, ela daria a volta na Terra, certo? Porque a Terra a puxa mas ela tem energia suficiente para não cair na Terra. É o que aconteceu com os planetas; passaram pelo Sol e ficaram presos nesse movimento. Por isso, sua velocidade não é constante; diminui à medida que o planeta se distancia e aumenta à medida que se aproxima, o planeta dá a volta e começa tudo de novo. Uma pesquisa sobre as Leis de Kepler pode ajudar a entender isso.

Daí se vê como o conceito de energia se relaciona com as forças de campo, como a gravidade. Dessa forma, a Terra foi aglutinando matéria espacial que não tinha energia suficiente para fugir da gravidade terrestre até ficar do tamanho que é hoje; mas, como não há forças dissipativas para dissipar a energia, as

Relacionados