egergergerg

856 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E ANÁLISE
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ECONOMIA
SEMESTRE: 2014.1
PROFESSORA: ENIMAR JERÔNIMO WENDHAUSEN

EXERCÍCIOS

1. Em reportagem publicada no dia 03 de abril de 2002 na revista Carta Capital, afirmou-se que: “[...]a grande maioria da população quer evitar produtos que não sejam realmente essenciais”(p.28). O que ocorre com o gasto total do consumidor quando o preço de bens essenciais aumentam? Classifique esse bem quanto ao tipo de elasticidade-preço da demanda.

2. A utilização do trabalho infantil não é um fenômeno novo, ela ocorre desde épocas remotas. “Entretanto, só em anos mais recentes passou-se a encarar tal fenômeno como um problema social” (WENDHAUSEN;SILVA;NASCIMENTO, 2003, p.1). Responda: Qual é o custo de oportunidade para as crianças e adolescentes que se inserem precocemente no mercado de trabalho? E para o Brasil?

3. A forma de uma curva de oferta normal implica que, coeteris paribus:

a) quanto maior o preço, maior será a quantidade demandada;
b) quanto menor o preço, menor será a quantidade demandada;
c) quanto maior o preço, maior será a quantidade ofertada;
d) quanto menor o preço, maior será a quantidade ofertada;
e) a quantidade ofertada independe do preço.

4. Sabe-se que o bem X é complementar do bem Y e que o mercado de X encontra-se em equilíbrio. Se ocorrer uma redução no preço de Y, com tudo o mais permanecendo constante, haverá repercussões no mercado de X. Não havendo tempo para que o mercado se reequilibre, observar-se-á a constituição de um excesso da:

Preço O

D

Relacionados