Efvev

819 palavras 4 páginas
Perguntas capitulo 4: 1. O que significa dizer que a Filosofia está na história e tem uma história? 2. Que ideias novas a patrística introduzir na Filosofia grega? Por que são dogmas? 3. Qual a distinção entre as verdades introduzidas pela patrística? 4. Quais as posições dos filósofos cristãos sobre as relações entre fé e razão? 5. Quais os grandes temas da filosofia medieval? 6. Resuma as três grandes linhas da Filosofia da Renascença e explique por que exprimem o humanismo renascentista. 7. Por que, no inicio da modernidade, vigorou o ceticismo? 8. Explique o que foi o surgimento do sujeito do conhecimento na Filosofia moderna. 9. Como era concebida a natureza na Filosofia moderna? 10. Por que podemos chamar a Filosofia moderna de racionalismo? 11. Quais as principais afirmações da Filosofia das Luzes? 12. Qual a diferença entre fisiocratas e mercantilistas?

Perguntas capitulo 5: 1. Como os filósofos do século XX passaram a pensar a história? 2. Como era o otimismo dos filósofos do século XIX como relação ás ciências e ás técnicas? 3. Por que no século XX desapareceu o otimismo com relação ás ciências e as técnicas? 4. Como a Filosofia do século XIX definiu a cultura? 5. Qual a concepção dos pensadores românticos sobre a cultura? 6. O que definia a modernidade no campo do conhecimento? 7. Quais os campos próprios da investigação filosófica? Explique três delas.

Respostas capitulo 4: 1. Ela está na história pelo fato de se manifestar e exprimir problemas e as questões que os homens colocam para si diante do novo não conhecido e ela tem uma história, pois ela esta frequente no dia a dia das pessoas, que usa da mesma para entender e solucionar problemas sociais do mundo antigo e atual. 2. Foram obrigados a introduzir ideias desconhecidas para o filósofo greco-romano: a ideia de criação do mundo a partir do nada, de pecado original do homem, de Deus como trindade, de

Relacionados