EFUSAOPLEURALEMGATOS

1504 palavras 7 páginas
- EFUSÃO PLEURAL EM GATOS

M.V., Doutor: Heloisa Justen Moreira de Souza
Faculdade de Veterinária da UFRRJ - Seropédica RJ
E-mail: justen@centroin.com.br

A pleura é uma membrana microscópica de origem mesotelial. O mediastino, parede torácica e diafragma são revestidos pela pleura parietal. Os pulmões e suas fissuras são revestidos pela pleura visceral. O espaço potencial entre a pleura parietal e visceral é conhecido como cavidade ou espaço pleural.

Nos gatos, independente da causa, a presença de acúmulo anormal de líquido no espaço pleural requer uma investigação minuciosa, pois significa que exista algum tipo de afecção grave que está colocando em risco a vida do animal. A efusão pleural nunca é um diagnóstico final e sim um sinal clínico, que com a cronicidade resultará na diminuição progressiva da expansão pulmonar, levando a hipoventilação, hipóxia e até a morte. Nos gatos hígidos, o espaço pleural contém uns poucos mililitros de líquido seroso, que age como lubrificante, facilitando o deslizamento da pleura visceral sobre a pleura parietal durante os movimentos respiratórios. Este líquido movimenta-se de um hemitórax para o outro devido às fenestrações na pleura parietal mediastinal, explicando, em parte, o porquê das efusões pleurais serem, na maioria das vezes, bilaterais. A presença de líquido pleural indica que um ou mais fatores que controlam a dinâmica do líquido pleural foram alterados.

O histórico e os sinais clínicos associados à efusão pleural podem variar bastante, estando na dependência da etiopatogenia do processo, no volume e rapidez do acúmulo do líquido pleural.

Os primeiros sinais clínicos são imperceptíveis ao proprietário. O gato apresenta uma grande capacidade de reserva respiratória e uma habilidade em lidar com o acúmulo de líquido, limitando a sua própria atividade física, compensando desta forma a presença da efusão pleural. Num estágio mais avançado da enfermidade, os proprietários relatam como queixas principais os episódios

Relacionados