Efolio-a didática

758 palavras 4 páginas
Para Arends (2008), o principal objetivo do ensino é “ajudar os alunos a tornarem-se independentes e auto-regulados”. Esta finalidade abrange outros objetivos académicos, como o de ensinar competências básicas, aumentar a auto-estima dos alunos, preparar para a universidade e para o mundo do trabalho, promover a compreensão global.
Para atingir estes objetivos devem ser consideradas duas perspetivas de ensino: a perspetiva contemporânea, onde o conhecimento não é fixo e transmissível mas algo que deve ser construído através de experiencias sociais e pessoais; a ideia de que o mais importante é que todos os alunos devem aprender a “como aprender”.
Considerando as finalidades educativas da sociedade atual, reconhecemos que a educação deve transmitir de forma eficaz cada vez mais saberes adaptados à civilização cognitiva, pois são as bases das competências do futuro. Não basta acumular conhecimentos no início da nossa vida mas antes aproveitar todas as ocasiões para atualizar, aprofundar e enriquecer esses conhecimentos adaptados a um mundo em mudança.
Sendo assim, a educação deve organizar-se segundo quatro aprendizagens fundamentais, que serão os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, onde se pretende que cada indivíduo aprenda a conhecer o mundo que o rodeia e onde se torna necessário viver dignamente, de forma a desenvolver as suas capacidades profissionais assim como as suas capacidades para comunicar; aprender a fazer, onde podemos verificar que aprender a conhecer e aprender a fazer são indissociáveis. O saber-ser junta-se ao saber-fazer em vários aspetos da aprendizagem. Qualidades como a capacidade de comunicar, de trabalhar com os outros, de gerir e resolver conflitos torna-se cada vez mais importante; aprender a viver juntos. Um dos maiores desafios da educação. A comunidade deve promover aos alunos a descoberta de si próprios, só assim poderão por-se no lugar dos outros e compreender as suas reações; aprender a ser. “A educação deve contribuir

Relacionados

  • Administração
    442 palavras | 2 páginas
  • Efólioa-ptic
    754 palavras | 4 páginas