Efluentes de indústrias petrolíferas

Páginas: 10 (2267 palavras) Publicado: 14 de maio de 2014
TRATAMENTO DE EFLUENTES DE INDUSTRIAS PETROLÍFERAS1

Kaio Ferreira Melo 2
Airton Maciel 3



RESUMO
O setor industrial vem crescendo rapidamente nos últimos anos e, embora tragam empregos e outro benefícios para as regiões onde se instalam, as indústrias também implicam muito com a estabilidade domeio-ambiente. Entre todos os segmento industriais que existem, a petrolífera é uma das que lançam mais substâncias nocivas no meio-ambiente. Seus efluentes são altamente perigosos à vida dos animais, inclusive do homem, podendo desenvolver câncer e danos irreparáveis à saúde. Na prevenção disso, são usados diversos métodos e equipamentos para o tratamento destes efluentes. Tratamentos que podemremover substâncias e partículas de todas as formas e, também, combina-los para que sejam despejados com um menor grau de perigo a qualquer tipo de vida existente no ambiente. Neste trabalho iremos conhecer alguns métodos de tratamento e os específicos para cada matéria-prima e até para cada substância que as compõe.
Palavras-chave: Petróleo; Efluentes; Tratamento de efluentes; Industrias petrolíferas;Meio-ambiente.


INTRODUÇÃO

Durante o processo de produção das indústrias são gerados efluentes que podem contaminar o solo e a água. Cada efluente tem seu modo de ser tratado pois, suas composições físicas, químicas e biológicas variam de acordo com segmento industrial, seja ele alimentício, mineração e etc.
Efluente líquido industrial é o despejo líquido proveniente do estabelecimentoindustrial, compreendendo emanações de processo industrial, águas de refrigeração poluídas, águas pluviais poluídas e esgoto doméstico. NBR 9800/1987.
A prevenção à poluição refere-se a qualquer prática que vise a redução e/ou eliminação, seja em volume, concentração ou toxicidade, das cargas poluentes na própria fonte geradora. Inclui modificações nos equipamentos, processos ou procedimentos,reformulação ou replanejamento de produtos e substituição de matérias-primas e substâncias tóxicas que resultem na melhoria da qualidade ambiental.
As industrias petrolíferas são as que mais têm potencial de impacto ambiental. Isto é comprovado pelos números de pesquisas feitas que indicam que, no processo de refino do petróleo, são utilizados de 246 a 340 litros d'água em média, por barril de óleocru, obtendo um efluente de 0,4 a 1,6 vezes o volume de óleo processado. Estes poluentes podem ser orgânicos e inorgânicos, contendo substâncias tóxicas a diversos organismos e que podem até provocar câncer.
Com na industrias de petróleo produzem efluentes com várias composições químicas tóxicas, os seus métodos de tratamentos são diversificados, pois para cada substância há um modo específico detratamento, como veremos no decorrer deste trabalho.

2 ÁGUAS RESIDUAIS GERADAS PELAS INDÚSTRIAS PETROLÍFERAS E SUAS COMPOSIÇÕES

Todo efluente tem suas características físicas, químicas e biológicas que variam com o tipo de indústria, período de operação, matéria-prima utilizada e etc. As principais características físicas de um efluente são, temperatura, cor, turbidez, odore sólidos; as químicas são, pH, alcalinidade, teor de matéria orgânica e metais; e as biológicas são, bactérias, protozoários e vírus.
Os efluentes gerados nas industrias petrolíferas contêm uma grande diversidade de poluentes orgânicos e inorgânicos, tais como fenólicos, sulfetos, amônia, cianetos, hidrocarbonetos poliaromáticos e alifáticos. A maioria deles, mesmos em concentrações baixas,podem provocar grandes danos à biota de ambientes terrestres e aquáticos. Eles ainda podem variar de acordo com a região produtora e até mesmo na mesma região, apresentando aspectos distintos no mesmo campo produtor. A água também pode conter partículas sólida provenientes de reservatórios arenosos, escamas e partículas criadas pela corrosão. Também pode conter outros agentes químicos como:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Industria Petrolifera
  • Indústria Petrolífera
  • Industrias petroliferas
  • Efluentes industrias
  • Industria petrolífera e de agua no rn
  • Acidentes e Proteção na industria petrolifera
  • Resoluções do CONAMA para a indústria petrolífera
  • Introdução a Industria Petrolifera

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!