Eficácia e ineficácio do processo de acting out

894 palavras 4 páginas
Eficácia e ineficácia do processo de manifestação do Acting Out

RONALDO PACHECO DOS SANTOS
Acting Out, é uma expressão inglesa, que em sua essência significa substituição momentânea do pensamento pela ação, onde domina o caráter impulsivo, e a incapacidade para raciocinar. Na psicanálise é interpretado como o retorno abrupto de um conteúdo reprimido, cujo afeto é demasiado intenso para ser descarregado em palavras.
Fora da análise, essa atuação pode trazer perigos para o paciente, tanto que Freud chega a pedir a seus pacientes que se furtem a tomar decisões importantes ou radicais durante o tratamento.
O acting out de transferência - é quando o paciente expõe simultaneamente seus sentimentos transferenciais e suas pulsões durante a sessão analítica, dando ao analista a oportunidade de observar o acting out e deduzir rapidamente, antes que tudo desemboque numa complicação. (mascarar)
É importante lembrar que os sentimentos transferenciais são repetições de sentimentos dirigidos a pessoas na atualidade, que tenham sido mal compreendidas no passado. Não somente sentimentos são reencenados e reexperimentados, mas, também, ações são repetidas de acordo com os sentimentos. Assim, é inevitável que com o desenvolvimento da transferência nos depararmos com algumas manifestações de acting out de transferência durante a análise. Contudo, o acting out, no fundo, é sempre uma resistência, exatamente por que uma de usas principais funções é proteger a memoria , Não podendo esquecer que o acting out acaba por ser uma ajuda no curso da análise. A situação transferencial e mesmo as ações que podem ser despertadas em função dos sentimentos transferenciais, oferecem ao paciente uma transição entre a sua neurose adulta e a sua neurose infantil.

EFICÁCIA X INEFICÁCIA

É no manejo do processo do Acting Out que iremos descobrir para onde ele nos levará. O processo deverá se desenvolver, primeiro na identificação da ocorrência. Depois, na interpretação, o que não é um

Relacionados