Eficácia do EMDR na prevenção e cura do TEPT em vítimas de terremoto

3353 palavras 14 páginas
EFICÁCIA DO EMDR NA PREVENÇÃO E CURA DO TRANSTORNO ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO EM VÍTIMAS DE TERREMOTO

M.Fátima Panangeiro*; Antonio F.Silva Torres**; Rosana Manso Fernandez***; Sandra Regina Trajano****. *Psicóloga Clínica, terapeuta de EMDR e Brainspotting, Psicotraumatologista clínica e de campo; Gerenciamento e Intervenção Crise + Peer Support; Técnicas de Tapping EFT; TFT; TAT); Constelação Familiar.
Colaboradores:
**Psicólogo Clínico; terapeuta de EMDR; Técnicas de Tapping (EFT-BSFF-TFT-Break Through); Constelação Familiar.
***Psicóloga Clínica e Social; atua no SASF Serviço de Assistência Social a Família da Prefeitura de São Paulo.
****Assistente Social, Traumatologista de Campo; Certificada: Gerenciamento e Intervenção em Crise + Peer Support; Técnicas de Tapping (EFT;TFT;TAT;BSTF); PNL; Terapia da Linha do Tempo (TLT); Constelação Familiar.

INTRODUÇÃO
O Haiti é um pequeno país localizado no Caribe, tem cerca de nove milhões de habitantes, e apesar de ser o primeiro país com maioria negra a conquistar a libertação dos escravos, em 1794, é o país mais pobre da América.
Desde sua descoberta por Cristovão Colombo em 1492, o Haiti já enfrentou muitas crises políticas, sendo que em 2004, diante da ameaça de guerra após o presidente Aristide ser deposto, Bonifácio Alexandre que assumiu seu lugar solicitou o auxílio da ONU (Organização Nações Unidas).
A ONU considerando o Haiti uma ameaça à paz mundial resolveu estabelecer a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), sendo que o General brasileiro Augusto Heleno Ribeiro Pereira, foi eleito para comandar a missão. Participam da missão: Brasil, Argentina, Benin, Bolívia, Canadá, Chade, Chile, Croácia, França, Jordânia, Nepal, Paraguai, Peru, Portugal, Turquia e Uruguai. 1
O Brasil sempre foi um país que participou de maneira modesta na mediação de conflitos internacionais. A missão no Haiti é a primeira em que o Brasil detém o comando militar de uma operação e envia um

Relacionados

  • Psicologia das emergências
    71402 palavras | 286 páginas