Eficácia de conservantes

Páginas: 17 (4025 palavras) Publicado: 16 de junho de 2011
INTRODUÇÃO

Conservantes Antimicrobianos, são aditivos que retardam ou inibem a proliferação de microrganismos nocivos à saúde humana. Pode englobar diversas substâncias químicas como Cloreto de Benzalcônio, Cetrimida, Clorobutanol e Fenol
O excesso desses conservantes nos medicamentos ou cosméticos podem acarretar vários problemas a saúde humana, como irritações e intoxicações, provenientesdo contato direto ou indireto do consumidor com a amostra, sendo necessário assim, sua quantificação através de diversas técnicas analíticas que a ciência nos proporciona.
As substâncias ionizáveis encontradas nos produtos, dependendo do seu pH, podem gerar diferentes espécies, podendo ou não afetar a forma de interação com o sistema. Ou seja, à medida que o pH do meio muda, podem ocorrervariações no tempo de absorção e retenção do próprio organismo.
As dificuldades para o Controle Microbiológico em medicamentos e cosméticos são enormes, porém é um risco eminente na sociedade, que a cada dia procura mais orientação médica e consequentemente, adquirem mais medicamentos para o tratamento.
É de função dos especialistas da aréa procurar minimizar ao máximo esses riscos, para que apopulações se veja livre de risco de alguma complicação proveniente da administração de algum tipo de medicamento ou cosmético.

OBJETIVO

O presente trabalho, tem como objetivo, mostrar quais principais conservantes utilizados nas formulações, além de determinar e encontrar métodos mais adequados para o Controle Toxicológico deste produto.
Além de elucidar o consumidor para as precauções as seremtomadas diante do consumo ou até mesmo na escolha de determinado medicamento ou cosmético.

ASPECTOS REGULATÓRIOS PARA USO DE CONSERVANTE EM PROUDUTOS FARMACÊUTICOS

Fabricantes bem como aturoridade em sáude reconhecem a necessidade de demonstrar a eficácia de conservantes antimicrobianos. Esta efetividade não pode ser testada por uma simples metodologia química que demonstre atendimento àespecificação. A larga variedade de sistemas-testes, encontrados na literatura e usados em vários laboratórios induziaram um grupo de trabalho da FIP a elaborar um método que pudesse ser útil para fabricantes e aturoridade de controle oficial ou isntituições independentes.
Há inúmeros fatores envolvidos na escolha de conservante sendo suas características ideais apresentadas a seguir:

o Largoespectro de atividade, em ampla faixa de pH, durante a meia vida do protuto;
o Ser efetivo sobre cepas específicas com número de ATCC, assim como sobre organismos da flora natural.
o Distribuir-se de forma apropriada em sistemas emuslionados;
o Se compatível com componentes da fórmula, sem interferir com a cor, sabor ou fragância do produto ou da embalagem primária;
o Ser atóxico e nãoirritante;
o Ser de custo aceitável.

CLASSES QUÍMICAS DE CONSERVANTES

Monografias

Veja a seguir os dados obtidos em algumas monografias resumidas e apresentadas, não se teve pretenção de levantamento exaustivo dos conservantes disponíveis para emprego em formulações farmaceuticas e cosméticos, e sim de apresentar aqueles mais comumente empregadoss. Foram inclusas informações quanto a naturezaquimica, aspectos de estabilidade e compatibilidade. Também foram considerados os mecanismos de inativação com vistas ao teste de eficácia de conservantes, e concentrações usualmente adotadas, apenas como referência.

Cloreto de Benzalcônio

 Sinonímia: mistura de cloreteos de alquildimetilbenzil amônio.
 Classe do composto: Amômio quaternário catiônico
 Formula Estrutural: fórmula geral[C6H5. CH2. N(CH3)2. R]CL, onde R representa uma mistura de alquilas de C8H17 a C18 H37, com os principais componentes representados por C12H25 e C14H29
 Estabilidade: Boa, estável a condições de autoclavação.
 Compatibilidade: Imcompatível com algumas substâncias como: tensoativos aniônicos, sabões, citratos, nitratos, iodeteos, alguns oxidantes entre outros.
 Inativante espercífico...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • conservantes
  • Conservantes.
  • Conservantes
  • Conservantes
  • COnservantes
  • Conservante
  • Conservantes
  • Conservantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!