efgweg

565 palavras 3 páginas
Contração muscular

(introdução já feita)
O sarcômero em repouso (músculo relaxado) consiste em filamentos finos e grossos sobrepostos de forma parcial. A contração muscular deve-se ao deslizamento dos filamentos uns sobre os outros, sem que haja alteração do seu comprimento original, embora o sarcômero tenha o seu tamanho reduzido.(Junqueira e carneiro pagina 193)
O encurtamento dos sarcômeros acontece devido ao deslizamento dos miofilamentos finos sobre os grossos, havendo maior sobreposição entre eles; a banda I diminui de tamanho, pois os filamentos de actina deslizam sobre os de miosina, penetram na banda A e reduzem a largura da banda H.(Sonia Lopes pagina 436)
Durante o ciclo de contração, que se inicia na banda A, a actina e a miosina interagem da seguinte maneira: durante o repouso, ATP liga-se à ATPase das cabeças da miosina. Para que a molécula de ATP libere energia a miosina precisa da actina, que atua como cofator. No músculo em repouso a miosina nao pode se associar a actina, devido à repulsão da área de ligação pelo complexo troponina-tropomiosina que se encontra fixada sobre o filamento de actina. Entretanto, quando há disponibilidade de íons Ca2+ estes se combinam com unidade TnC da troponina, que tem como resultado a exposição dos locais de ligação da actina com a miosina, em razão da mudança da configuração espacial das três subunidades de troponina e da tropomiosina, que é empurrada mais para dentro do sulco da hélice de actina. A exposição dos locais de ligação possibilita a interação das cabeças de miosina com a actina.
O complexo miosina-ATP é ativado quando ocorre essa combinação de íons cálcio com a subunidade TnC. Como consequência da ponte entre a cabeça da miosina e a subunidade de actina, o ATP libera ADP, Pi (fosfato inorgânico) e energia. Ocorre uma deformação da cabeça e de parte do bastão de miosina, aumentando a curvatura da cabeça. Como os dois miofilametos estão ligados, o movimento da cabeça da miosina empurra a

Relacionados