efgaeefe

539 palavras 3 páginas
Ano / Turma
Data
Ficha de trabalho sobre :
10º B3
99 / 04 / 27
MATRIZES

1. Crie um algoritmo que leia e imprima uma matriz 3x3 de números inteiros. Deve utilizar processos separados para a leitura e impressão.

2. Desenvolva um algoritmo que permita ler uma matriz N x M, de números inteiros e imprima no final a média de cada linha.

3. Elabore um algoritmo que leia uma matriz 4x3 de números inteiros e determine :

A soma e média de cada linha;
A soma e média de cada coluna;
O maior e o menor elemento da matriz, partindo do principio que não existem elementos iguais.

4. Utilizando o método sentinela, leia uma matriz NxM de números inteiros e crie dois vectores contendo o maior elemento de cada linha e de cada coluna. No final imprima esses vectores.

5. Sendo dada uma matriz quadrada com N elementos inteiros calcule e imprima a sua transposta. Por exemplo :

A = A’=

6. Um professor pretende um programa que permita calcular a média dos testes dos seus alunos, para isso regista para cada aluno o nome, o numero de testes que o aluno fez e a nota em cada teste. Elabore um algoritmo que permita ler a informação anterior e no final imprima para cada aluno os seu nome, as notas no teste e a média final.

7. Dadas duas matrizes dimensão NxM determine e imprima a soma de ambas : A B C

8. Crie um algoritmo que permita controlar a disposição dos alunos numa sala de aulas, para isso, é registado o número de filas e o número de carteiras da sala e o nome do aluno que ocupa cada posição. O seu algoritmo deve indicar, a partir de um dado nome, a posição que esse aluno ocupa na sala. Caso o professor pretenda, deve permitir trocar o aluno de lugar com outro aluno, indicando para isso a nova posição desse aluno (deve ser feito utilizando o método sentinela). No final deve

Relacionados