EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRATICA PARTICIPATIVA EM DUAS ESCOLAS DE ANÁPOLIS

Páginas: 21 (5244 palavras) Publicado: 16 de março de 2014
Nome da Revista
Vol. , Nº. 0, Ano 200913
Dayane Soares de Souza
dayane-soares1@hotmail.com
Lidiane Almeida Santos
las-lidi@hotmail.com















EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRATICA PARTICIPATIVA EM DUAS ESCOLAS DE ANÁPOLIS
ResuMO
O presente artigo tem por objetivo conhecer os processos democráticos que norteiam a gestão de duas Escolas da cidade de Anápolis,analisando de vários ângulos a fim de entender como se efetiva a gestão democrática no dia a dia, e apontar algumas alternativas para os principais problemas na construção desta proposta que é determinada pela Lei 9394/96 em conformidade com os princípios constitucionais de 1988. Visando, sobretudo apontar os principais desafios, duvidas e possíveis soluções pertinentes a este modelo de gestão quetraz em sua essência a inserção de políticas de descentralização do poder, buscando assim participação coletiva de todos os envolvidos. Durante a pesquisa podemos constatar que é possível desenvolver uma gestão democrática desde que todos os envolvidos estejam verdadeiramente empenhados em participar ativamente de todo o processo educativo.

Palavras-Chave: Gestão. Escola. Efetivação. Desafios.abstract
This paper aims to understand the democratic processes that guide the management of two schools in the city of Annapolis, analyzing various angles in order to understand how effective democratic management in day to day, and point out some alternatives to the major problems construction of this proposal which is determined by Law 9394/96 in accordance with the constitutional principlesof 1988. Aimed mainly point out the main challenges, questions and potential solutions relevant to this management model that brings in its essence insertion policies of decentralization of power, thus seeking collective participation of all involved. During the research we can see that it is possible to develop a democratic management since all involved are truly committed to participate activelyin the educational process.

Keywords: Management. School. Effectiveness. Challenges.
1. Introdução
Nas últimas décadas tem sido discutido um novo projeto de educação para o Brasil, como forma de enfrentar o desafio de constituir-se uma educação de qualidade para todos. Então surge a Gestão democrática participativa em que seu conceito está associado ao fortalecimento da democratização doprocesso pedagógico, através da participação de todos os envolvidos no contexto educacional nas decisões necessárias, buscando assim mecanismos de mudanças frente aos novos desafios educacionais, como afirma Dourado (2003, p. 62), “na escola todos têm contribuições e saberes para compartilhar e que todos os processos realizados nos espaços da escola são vivências formativas e cidadãs”.
A Instituiçãoescolar vem sendo alvo de grandes críticas, por parte da sociedade brasileira, visto os resultados do fracasso escolar, amplamente divulgados no país e em órgãos internacionais. A população e o mercado de trabalho exigem uma escola que ofereça educação de qualidade, que seja competente, eficaz, e comprometida com a formação de um cidadão pleno, porem nem sempre quer estar a frente da busca portais resultados.
Diante de tanta exigência e tanta insatisfação a finalidade deste artigo esta focada em identificar tais desafios que nos distanciam de uma educação tão ambicionada pela sociedade, buscando esclarecer se de fato todos tem realmente contribuído para que haja essa educação de qualidade. Ressaltando que esta e uma via de mão dupla onde todos tem direitos e principalmente deveres emrelação a educação
Lembrando que a Escola Democrática coma participação de todos os envolvidos deve ser local onde haja uma educação libertadora que forme sujeitos críticos e, portanto, transformadores de suas realidades por uma sociedade justa e principalmente inclusiva.
2. GESTÃO Democratica
1.1. Breve Comentário sobre ao que Profere a Lei em Relação à Gestão Democrática Participativa nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão democrática
  • Gestão democratica e participativa na escola
  • EFETIVAÇÃO DA FAMILIA NA ESCOLA;UM DESAFIO PARA A GESTÃO DEMOCRATICA
  • A falta de gestão democrática e participativa na escola antonio fialho
  • As tendencias de efetivação de uma escola democrática
  • Gestão democrática na perspectiva participativa e democrática
  • Gestão Participativa e Democrática
  • Gestão Democratica e Participativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!