Efeitos Termoel Ctricos

1857 palavras 8 páginas
Índice

Introdução 2
Efeitos termoeléctricos 3
Efeitos de Seebeck 3
Aplicação ………..5
Desvantagens ………..5
Efeito Peltier 6 Aplicações. 7
Efeito de Thomsom 8
Efeito de Joule 10
Conclusao 11 bibliografia 12

1. Introdução
O presente trabalho foi concebido para abordar duma forma resumida, sintetizada e clara, sobre o tema “ Efeito de Joule e efeitos Termoeléctricos”. Este trabalho é fruto de consulta de diversas literaturas de Física II, e o foco principal esta fundamentalmente assente nos efeitos Joule, Seebeck, Peltier e Thomsom que ao longo do desenvolvimento do trabalho vai se esclarecer, relativamente aos itens a cima supracitados.

~

2. Efeitos termoeléctricos
A termoelectricidade ou termelectricidade estuda fenómenos de transformação directa de energia térmica (gradientes de temperatura) em electricidade e vice-versa.
Os efeitos termoeléctricos são aqueles em que energia térmica e eléctrica pode ser convertida de uma forma para outra. Entre estes, de grande utilidade prática temos os efeitos Seebeck e o efeito Peltier.

2.1. Efeitos de Seebeck
Seebeck relatou diversas experiencias que tinha realizado e que relacionavam a temperatura com as propriedades eléctricas dos condutores. Notou que ao aquecer uma das junções de dois materiais condutores (A e B), que formam um circuito fechado, em forma de anel, Fig. 1, conseguia desviar uma agulha magnética, situada perto do anel descobriu, que se o circuito fechado for aberto numa secção arbitrária S, aparece entre os dois extremos uma diferença de potencial (ddp), resultante de uma forca electromotriz (f.e.m) termoeléctrica, desenvolvida internamente, f.e.m, de Seebeck, e que depende apenas da natureza dos materiais A e B, através do coeficiente de Seebeck, e da diferença de temperatura entre as suas juncões. Esta ddp, e responsável pela corrente pela corrente eléctrica que faz mover a agulha magnética, quando o anel esta fechado. Obtêm-se, assim um termopar ou um par

Relacionados

  • Física moderna no ensino médio
    97493 palavras | 390 páginas