Efeitos fisiológicos do tocar

Páginas: 6 (1370 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
Efeitos fisiológicos do tocar
Depois de se estudar as pesquisas sobre as respostas humanas e animais ao tocar, fica-se impressionado pela freqüência das ostensivas vantagens em termos de saúde, estado de atenção e responsabilidade exibidas pelos filhotes que foram carregados no colo, em comparação com os que não foram, ou que apenas receberam um mínimo de atenção tátil.

A contundenteevidencia que a pele tem a função imunológica vem sendo cada vez mais confirmada por numerosos pesquisadores independentes.

A estimulação tátil tem efeitos profundos sobre o organismo, tanto fisiológicos quanto comportamentais, e isto só se tornou conhecido recentemente.

Uma depressão semelhante na resposta dos linfócitos foi observada num par de macacos, que haviam sido criados juntos, quando, nadécima - sétima semana foram separados durante onze dias e depois reunidos; nesse momento, sua resposta de linfócitos voltou ao normal.

Os investigadores concluíram que alguma sutil interação mãe filhote era o fator responsável pela inversão de efeitos negativos presentes em filhotes pré-desmamados, maternalmente privados; suas suspeitas eram que as experiências táteis poderiam ser fatores deprimeira ordem nesses efeitos.

Os filhotes privados, experimentalmente não tratados de nenhuma dessas maneiras, foram mantidos num recipiente isolado da mesma incubadora, e não manipulados absolutamente, exceto no começo e no final dos experimentos.

No primeiro experimento, foram comparados os níveis de atividade cerebral, cardíaca e hepática da ODC, após cinco manipulações experimentaisdiferentes: os filhotes do grupo controle deixados com a mãe por duas horas; os filhotes maternalmente privados por duas horas; e os maternalmente privados eu receberam toques pesados, toques leves e beliscão no rabo.

A atividade hepática da ODC em filhotes tocados também foi significativamente elevada, acima da dos filhotes maternalmente privados e não estimulados, embora a atividade realmente nãotivesse voltado ao nível dos filhotes controle da mesma ninhada.

Os dados desses e outros experimentos aportam as evidencias experimentais que já se suspeitava existirem a muito tempo, a saber, que existem diferenças bioquímica significativas entre os seres humanos que se beneficiaram de uma estimulação tátil adequada e os que não se beneficiaram; essa confirmação provavelmente mostrasse-acapaz de aplicação para qualquer período da vida.

Num outro caso típico, uma gêmea fraterna, que tinha severo retardo em seu crescimento desde o seu sétimo ano de vida, começou a se recuperar após entrar numa escola.

Seus rítmos de crescimento físico, psicológico e social foram invertidos a um ponto tal que, com treze anos, ela estava aproximadamente igual ao outro irmão gêmeo em todos ossentidos. É muito claro em cada uma dessas pesquisas que um componente principal da produção de todos esses efeitos negativos sobre a criança era a falta de contato com a mãe.

Pele e sexo

A verdadeira linguagem do sexo é fundamentalmente não verbal.

O ditado francês, segundo o qual a relação sexual é a harmonia de duas almas e o contato de duas epidermes, enfatiza com elegância uma verdadeessencial: o maciço envolvimento da pele na reunião sexual.

Varias funções são atendidas por esses dispositivos anatômicos.

Os lábios e os genitais externos são especialmente bem-dotados de terminações nervosas sensoriais ramificadas côncavas e em forma de disco, que entram cada uma delas em contato com uma única célula epitelial aumentada.

Para ambos os sexos, os estímulos com maior poderde incitamento sexual imediato são de natureza tátil.

A estimulação recíproca das pontas dos dedos de duas pessoas sexualmente interessadas uma na outra pode ser instigante do ponto de vista sexual.

Da mesma forma como a pessoa aprende a identificar-se com seu papel sexual, ela também aprende ou não as respostas comportamentais que se apresentam em resultado do condicionamento que se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Efeitos Fisiologicos
  • efeitos fisiologicos
  • Efeitos fisiologicos
  • efeitos fisiologicos
  • Efeitos Fisiológicos
  • efeitos fisiologicos do exercicio na agua
  • EFEITOS FISIOLOGICOS DE EXERCICIOS FISICOS
  • Os efeitos fisiológicos dos esteroides anabolizantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!