Efeitos do so2 sobre ficobionte liquênico

618 palavras 3 páginas
INTRODUÇÃO

A conscientização com o meio ambiente vem crescendo ao decorrer dos anos , uma boa parte foi em função de aplicações inadequadas de tradicionais técnicas de manejar o solo .Surge-se assim Tecnologias Inovativas de Tratamentos (ITT’s) , visando tanto a descontaminação da água subterrânea quanto ao solo. Biorremediação ou então Biotecnologia do Controle da Poluição é o processo no qual os organismos vivos como plantas, peixes ou então microrganismos são utilizados para remover ou reduzir as concentrações de poluentes no ambiente aonde estes são encontrados. Este processo de revegetação demonstra amplas vantagens na recuperação ou descontaminação de áreas degradadas , pois além da manutenção de fácil manuseio o seu custo é extremamente baixo em comparação com investimentos de alto custo em grandes tecnologias combinados a tratamentos químicos , além de agredirem o meio ambiente.
No caso do águapé, este irá absorver os contaminantes através de sua raiz, armazenando em seu corpo. O aguapé é capaz de retirar quantidades consideráveis de fenóis, metais pesados e outras substâncias tais como Cd e Ni. As técnicas de remediação são muito variáveis e são classificadas dependendo do tipo de contaminante, como por exemplo: degradação, armazenamento, extração e a mistura de todos estes. A fitorremediação também pode ser classificada em decorrer do seu tipo de utilização:
♣ Fitoextração: Este processo funciona através da absorção dos contaminantes pelas raízes. Podem ser utilizados para contaminantes como os metais (Cd, Ni, Cu, Zn, Pb), podendo também serem usadas para compostos inorgânicos (Se) e compostos orgânicos. Algumas espécies de plantas que podem ser usadas na técnica de fitoextração: Alyssum bertolonii, Aeolanthus biformifolius, Thlaspi caerulescens.
♣ Fitoestabilização: Neste caso os contaminante orgânicos e inorgânicos são incorporados na lignina da parede vegetal ou ao húmus do solo.
♣ Fitoestimulação: As raízes em

Relacionados