Efeitos do álcool no organismo

Páginas: 5 (1095 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
Efeitos do álcool no organismo
O uso e a produção de álcool etílico ou etanol, por processos de fermentação ou destilação é um procedimento antigo, utilizado por vários povos. De acordo com os tipos de álcool existentes, o etanol é o único que o organismo humano suporta, e o seu uso excessivo pode causar dependência, danos no organismo, principalmente hepáticos e pode levar um individuo aoestado de coma.
O órgão do nosso corpo responsável por degradar ou “digerir” o álcool é o fígado, e a capacidade do corpo de degradá-lo e eliminá-lo estão relacionados com o sexo, o peso e a idade, portanto temos a capacidade de metabolizar apenas uma unidade de álcool por hora, o que equivale a um copo de cerveja. O álcool compromete partes do cérebro responsáveis pela memória, aprendizagem,motivação e autocontrole. É considerada uma droga depressora, ou seja, causa efeitos semelhantes aos da depressão.
Ao ingerimos bebidas alcoólicas, o etanol é levado ao sistema digestório, sendo cerca de 75 % é absorvido pelo intestino delgado, e cerca de 20 % absorvida pelo estômago, para depois ser metabolizada no fígado. A distribuição do etanol é rápida, cerca de cinco a dez minutos após a suaingestão ele atinge a corrente sanguínea, 2% do total absorvido é excretado no ar expirado, saliva, suor e urina.
Existe um limite para o organismo metabolizar ou degradar essa substância, o limite diário para um homem saudável é aproximadamente 60 g, o que equivale a quatro latas de cerveja, e para mulher aproximadamente 50g, o que equivale a três latas de cerveja, considerando uma ingestão diáriaregular de etanol. Estes valores dependem do peso da pessoa, da saúde e do uso de medicamentos. A ingestão de bebidas junto com alimentos diminui a velocidade de absorção do etanol, enquanto que a combinação álcool-medicamento pode provocar reações bastante danosas, dependendo da substância envolvida.
O álcool etílico é uma substância tóxica por isso não deve ser estocada no organismo, deve sereliminada imediatamente. Sendo assim ele tem prioridade, ou seja, o organismo deixa de realizar algumas funções como a queima de gorduras para “trabalhar” na eliminação dessa substância. Com a queima de gorduras parada, favorece o estoque de gorduras no organismo, que se depositam preferencialmente no abdômen, formando então a famosa “Barriga de chope”.
O uso excessivo pode causar uma Intoxicação, e aintensidade dos sintomas depende de quatro fatores: a quantidade, o tipo de bebida ingerida, seu peso e o tempo de consumo. A ingestão de álcool provoca diversos efeitos, que aparecem em duas fases: uma estimulante e outra depressora. Nos primeiros momentos após a ingestão do mesmo, podem aparecer efeitos como euforia ou agitação e desinibição. Com o passar do tempo, começam a aparecer os efeitosdepressores como falta de coordenação motora, descontrole e sono.
Os efeitos do álcool variam de intensidade de acordo com as características pessoais. Uma pessoa que é acostumada a ingerir uma quantidade muito grande de bebidas alcoólicas sentira um efeito menor de outra que não está acostumada a beber. A explicação para esse fato é que todos nós possuímos uma enzima que degrada o álcool(álcool desidrogenase), aquelas pessoas que bebem muito e frequentemente apresentam grande quantidade dessa enzima, e consequentemente seu organismo degrada o álcool em maior quantidade e mais rapidamente, por isso essas pessoas sofrem menos com seus efeitos, porém os prejuízos causados por essa substância são iguais para qualquer pessoa. Quando consumido ocasionalmente e em quantidades moderadas, seunível no sangue aumenta pouco, não acarretando grandes problemas ao organismo.
Um curto período (8 a 12 horas) após a ingestão de grande quantidade de álcool pode ocorrer a "ressaca" uma reação do seu corpo a essa ingestão demasiada, 40 miligramas de etanol por 100 mililitros são suficientes para gerar o quadro de euforia, causando esse desconforto no dia posterior, que se caracteriza por:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Efeitos do uso do álcool no organismo
  • OS EFEITOS DO ÁLCOOL NO ORGANISMO
  • Efeitos do alcool no organismo e interações com medicamentos
  • Alcool no Organismo
  • Álcool no organismo
  • efeitos do alcool
  • Efeitos do álcool
  • Efeitos do alcool

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!