Efeitos de um programa de exercícios físicos em mulheres hipertensas medicamentadas

4048 palavras 17 páginas
Efeitos de um programa de exercícios físicos em mulheres hipertensas medicamentadas

Effects of an exercise program among women under hypertension treatment

Anderson Leandro Peres Campos1, Leandro Quadro Corrêa2, Marcelo Cozzensa da Silva3,
Airton José Rombaldi4, Mariângela da Rosa Afonso5

RESUMO

ABSTRACT

A hipertensão é uma das morbidades mais prevalentes na população, sendo sua incidência associada diretamente ao envelhecimento. Além do tratamento medicamentoso, a prática de exercícios físicos regulares é importante aliada no controle da doença, apresentando resultados eficientes para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos. Apesar disso, ainda são recentes na literatura evidências sobre o efeito de um programa combinado de exercícios de força e aeróbios em uma mesma sessão na aptidão física de hipertensos. O objetivo do presente estudo foi analisar o efeito de um programa de exercícios físicos de 12 semanas com três sessões semanais sobre a composição corporal, grau de força e VO2máx de mulheres hipertensas medicamentadas. Os resultados revelaram que o tratamento foi suficiente para aumentar o VO2máx e a força de preensão manual, lombar e membros inferiores, bem como reduzir o somatório de dobras cutâneas das participantes. Tais achados reforçam a importância da realização de atividades aeróbias e resistidas como meio de reduzir fatores de risco que conduzem a doenças crônico-degenerativas, as quais comprometem a qualidade de vida de mulheres hipertensas a partir da meia-idade.

Hypertension is one of the most prevalent diseases in the population, its incidence being directly associated to aging. In addition to drug treatment, the practice of regular exercise is an important ally in controlling the disease, showing effective results for improving the quality of life of individuals. Nevertheless, is recent on literature evidences on the effect of a combined program of strength and aerobic exercises in the same

Relacionados

  • Atividade Física no controle da Hipertensão Arterial.
    1389 palavras | 6 páginas
  • EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO EM MULHERES HIPERTENSAS DA 3° IDADE DO GRUPO NÚCLEO DE ATENDIMENTO COMUNITÁRIO DE CAIAPÔNIA- GO.
    16009 palavras | 65 páginas
  • TCC Janaise Oficial Dia 21 Maio
    5917 palavras | 24 páginas
  • Manografia
    9996 palavras | 40 páginas