EFEITOS DA TÊMPERA NA RESISTÊNCIA À CORROSÃO E TRANSFORMAÇÃO DE FASE DA LIGA 13Cr - 1,0Ni.

776 palavras 4 páginas
ANÁLISE DE ARTIGO TÉCNICO

Título: EFEITOS DA TÊMPERA NA RESISTÊNCIA À CORROSÃO E TRANSFORMAÇÃO DE FASE DA LIGA 13Cr - 1,0Ni.

Autores: N. A. Mariano; C. A. Laveli; M. S. Camargo; M. A. Fernandes; M. A. G. Tommaselli.

Resumo do que se trata o trabalho:
Este presente trabalho irá avaliar o efeito da tempera na resistência a corrosão por polarização potenciodinâmica, assim como a temperatura de austenitização nas transformações de fases. Ultimamente as pesquisas vêm se multiplicando em busca de soluções para o comportamento das ligas resistentes à corrosão. Podemos destacar o aço inoxidável martensítico, super martensítico, duplex, super duplex e aço inoxidável austenítico com elevado teor de manganês, como materiais apresentam boa combinação de resistência mecânica e de resistência à corrosão em meio marinho. Os aços inoxidáveis martensíticos são fundamentalmente ligas Fe-Cr, contendo 12 a 17% de cromo, com carbono suficiente (0,15 a 1,0%) para que se possa formar uma estrutura martensítica por têmpera a partir da fase austenítica.

Técnicas experimentais adotadas:
O material utilizado nesta pesquisa foi um aço inoxidável martensitico fundido 13Cr1Ni0,15C, obtido de acordo com a norma ASTM A487. Podemos destacar na composição química do material: 0,163%C; 1,02%Si; 0,75%Mn; 12,77%Cr; 1,03%Ni.
O tratamento térmico foi realizado através de um forno tipo mufla sem proteção de atmosfera e com a temperatura de utilização de termopares de Cromel-Alumel. O forno apresentou uma variação de ± 5ºC no seu interior.
O aço tratado termicamente teve as seguintes variações dentro do forno através de temperaturas de austenitização: 950ºC, 1000ºC, 1100ºC. O forno aumentava 20ºC de temperatura por minuto, o processo total no forno foi realizado em 2 horas. Depois ele foi colocado para resfriar ao ar e no forno a partir de das 03 temperaturas de austenitização, e também resfriado em água para a temperatura de 1100ºC.
Na análise microestrutural após o processo de

Relacionados