Efeitos da pratica de tai chi chuan na força dos membros inferiores e resistência aeróbia de idosos com doença de alzheimer

3351 palavras 14 páginas
Faça sempre sua parte para que quando você for dormir, pai eu tentei fazer o melhor, senão consegui não és porque não quero és porque ainda não aprendi .
Josefa, moradora do abrigo Irmã Tereza

Efeitos da pratica de tai chi chuan na força dos membros inferiores e resistência aeróbia de idosos com doença de Alzheimer
Resumo
Neste presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da pratica de tai chi chuan na força muscular dos membros inferiores (FMMII) e na resistência aeróbia de idosos com doença de ALZHEIMER, analisando dois métodos distintos de avaliação proposto por Rikli, R. & Jones, C.J. (2001): 6' minutos caminhando e sentar e levantar. A análise dos testes detectaram uma evolução nos índices finais em resposta a os exercícios de tai chi chuan.
Foram avaliados oito idosos, 7 mulheres e 1 homem: 77±12anos (média ± desvio padrão), todos são moradores de um abrigo e sedentários. a avaliação acorreu em dois momentos, ante da intervenção e após sete semanas de intervenção. Estes idosos, foram submetidos a um programa de atividades, com duração e intensidades progressivas da aulas diárias, 20-40 minutos e 40-60% da frequência cardíaca máxima (FCmax) respectivamente.
Os resultados obtidos foram: 87,50% dos idosos melhoraram a capacidade de resistência aeróbia, 37,50 melhoraram a força dos membros inferiores e 62,50 não ocorreu declínio da força dos membros inferiores característico com a perda de massa muscular que acarreta com o envelhecimento.

Introdução
Este projeto foi motivado pela necessidade de colaborar com a prevenção ou manutenção das capacidades funcionais de idosos portadores da doença de Alzheimer através da pratica de Tai Chi Chuan.
O Tai Chi Chuan é um método oriental, de origem muito antiga, que se baseia em movimentos dos animais e na contemplação da natureza. São movimentos em séries estabelecidas, executados de forma muito lenta, relaxada e de intensidade baixa a moderada. Segundo Sharkey, Brian J 2006 (pag.34)

Relacionados

  • O ENSINO DA DANÇA E OS CUIDADOS COM O CORPO SENESCENTE
    27506 palavras | 111 páginas
  • 2238
    220703 palavras | 883 páginas
  • velhices envelhecimento ativo pdf
    109172 palavras | 437 páginas
  • Manual Climatério Febrasgo
    26216 palavras | 105 páginas