Efeitos culturais da globalização

Páginas: 6 (1351 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
Efeitos culturais da globalização

O impacto cultural da globalização foi alvo de muita atenção. Imagens, ideias, produtos e estilos disseminam-se hoje em dia pelo mundo inteiro de uma forma muito mais rápida. O comércio, as novas tecnologias de informação, os meios de comunicação internacionais e a migração global provocaram um fluxo, sem restrições, de cultura que transpõe as fronteiras dasdiferentes nações. Muitas pessoas defendem que vivemos hoje numa única ordem de informação uma gigantesca rede mundial, onde a informação é partilhada rapidamente, em grande quantidade e por muitas pessoas.
Não podemos pensar que perpetuamos a nossa identidade cultural se colocarmos barreiras contra as influências estrangeiras. Bem pelo contrário. “Não se pode ser diferente sozinho. É a livrecirculação das obras e dos talentos que permite a perpetuação das culturas pelo ato da renovação.” (Revel,2002,134) A globalização não uniformiza, diversifica. A reclusão esgota a inspiração
A globalização é, claramente, um processo ainda incompleto. Muitas nações ainda não aderiram à tendência globalizadora, mas sem dúvida, o número de adeptos tem aumentado de maneira animadora, atingindo países,até há pouco tempo improváveis, como a Índia e a China. Em toda a sua complexidade, a globalização desperta os sentimentos e as paixões mais variados. É capaz de dividir opiniões e recrutar um número tão grande de simpatizantes quanto de adversários. Deixados os sentimentos de lado, a realidade é que os fatos comprovam o sucesso da globalização.
“Nós vivemos na era da globalização, tudoconverge, os limites vão desaparecendo”. Quem não ouviu, no mínimo, uma destas expressões nos últimos anos? A globalização é um chavão de nosso tempo, uma discussão que está na moda, onde opiniões fatalistas conflitam com afirmações críticas, e o temor de uma homogeneização está no centro do debate. Suposições de uma sociedade mundial, de uma paz mundial ou, simplesmente, de uma economia mundial, surgemseguidamente, cujas conseqüências levariam a processos de unificação e adaptação, aos mesmos modelos de consumo e a uma massificação cultural. Mas há que se perguntar: trata-se apenas de conceitos em disputa ou há algo que aponte, de fato, nesta direção? Quais são, afinal, os efeitos culturais da globalização?
O processo de constituição de uma economia de caráter mundial não é nada novo. Já noperíodo colonial houve tentativas de integrar espaços intercontinentais num único império, quando a idéia de “dominar o mundo” ficou cada vez mais próxima. Por outro lado, a integração das diferentes culturas e povos como “um mundo” já foi desejada há muito tempo e continua como meta para muitas gerações. Sob esta ótica, o conceito de globalização poderia ter um duplo sentido, se ele não fosse tãomarcado pelo desenvolvimento neoliberal da política internacional. Conforme o sociólogo alemão Ulrich Beck, com o termo globalização são identificados processos que têm por conseqüência a subjugação e a ligação transversal dos estados nacionais e sua soberania através de atores transnacionais, suas oportunidades de mercado, orientações, identidades e redes. Por isso, ouvimos falar de defensores daglobalização e de críticos à globalização, num conflito pelo qual diferentes organizações se tornam cada vez mais conhecidas. Neste sentido, não se trata de um conflito stricto sensu sobre a globalização, mas sobre a prepotência e a mundialização do capital. Esse processo, da forma como ele atualmente vem acontecendo, não deveria sequer ser chamado de globalização, já que atinge o globo de formadiferenciada e exclui a sua maior parte – se observamos a circulação mundial de capital, podemos constatar que a maioria da população mundial (na Ásia, na África e na América Latina) permanece excluída.Essa forma de globalização significa a predominância da economia de mercado e do livre mercado, uma situação em que o máximo possível é mercantilizado e privatizado, com o agravante do desmonte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Efeitos culturais da globalização
  • A globalização e seus efeitos
  • Efeitos da Globalização
  • efeitos da globalização
  • Globalização e seus efeitos
  • Efeitos da globalização
  • Globalização e seus efeitos
  • Globalização e Seus Efeitos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!