Efeitos biologicos da radiação

Páginas: 8 (1967 palavras) Publicado: 11 de maio de 2013
: Efeitos biológicos das radiações

Efeitos biológicos das radiações não ionizantes
Radiações que não são capazes de ejetar os elétrons da camada eletrônica para os elementos considerados (C, H, O, N) são ditas não ionizantes (no contexto biológico). Os efeitos dessas radiações nos organismos não são menos perigosos pelo fato de não provocarem ionizações, pois elas não atuam só em nívelatômico, como acontece com radiações ionizantes, mas também em nível molecular, como acontece com a radiação ultravioleta (UV) quando interage com a molécula de DNA (ácido desoxirribonucléico).
Radiação Ultra-Violeta
Os raios ultravioleta, que são emitidos pelo Sol e por lâmpadas junto com o espectro visível, são classificados pelo seu comprimento de onda.
Dentre as radiações não ionizantes, aultravioleta tem papel preponderante. O DNA, portador da informação genética na célula, devido à sua estrutura molecular, absorve radiações na faixa do UV. O máximo de absorção se dá em torno de comprimentos de onda da ordem de 260 nm (UVC), diminuindo para comprimentos de onda maiores (UVB e UVA), sem absorção na faixa do visível. Os raios UV interagem, portanto, diretamente com o DNA, podendo provocarsérias alterações nos seres vivos (eritemas, bronzeamento, diminuição da resposta imunológica, indução do câncer de pele etc.)
Os raios UVC (germicidas), os mais danosos aos seres vivos, são completamente absorvidos na estratosfera pela camada de ozônio. Os UVB e UVA, entretanto, atingem a superfície terrestre. A interação com o UVB e UVA tem também conseqüências benéficas e mesmo essenciais àsobrevivência, tais como a síntese da provitamina D e a prevenção de distúrbios no metabolismo do cálcio e fósforo, que podem gerar má formação óssea e redução na defesa do organismo.
A maior parte dos danos induzidos por radiação impede a transcrição da informação genética no RNA mensageiro e bloqueia a replicação semiconservativa. Em células desprovidas de qualquer mecanismo de reparação daslesões um único dano no DNA pode acarretar a inativação celular.
Os principais produtos gerados pelo UVC a partir de sua interação com o DNA são os dímeros de pirimidinas (especialmente de timina), hidratos de bases pirimidínicas, ligações cruzadas entre bases pirimidínicas e aminoácidos. Os produtos da interação com o UV longo (UVA e UVB) são análogos aos causados pelas radiações ionizantes egermicidas, embora com eficiências diferentes e através de mecanismos distintos. Assim dímeros de pirimidinas, timina-glicóis e roturas de cadeia polinucleotídicas são observadas em preparações de DNA expostas ao UV longo. As roturas no DNA são dependentes de oxigênio e mediadas por oxidações induzidas por fótons que conduzem a formação de espécies ativadas de oxigênio (OH•, peróxido de hidrogênio eoxigênio singleto) verdadeiras responsáveis pela quebra da cadeia.
Portanto a energia transferida pelo UV longo na célula ocasiona formação de radicais livres, espécies químicas altamente reativas, e excitações moleculares, que posteriormente reagem quimicamente no meio. Reações de fotoadição também podem ser promovidas pelo UV longo, entre elas são importantes as que ocorrem com as furocumarinas.Estas, quando expostas a radiações de comprimento de onda entre 320nm e 380nm interagem com ácidos nucléicos ou com proteínas, causando eritemas, pigmentação da pele, a inibição da biossíntese de macromoléculas, a inativação celular e a mutagênese.
Os cuidados com as radiações solares são de suma importância na prevenção de doenças como o câncer de pele (não melanoma). Deve-se evitar os raiossolares entre 10:00 h e 16:00 h ou, caso inevitável, utilizar protetor solar com fator de proteção elevada e agir com cuidado ao manusear frutas como o limão e figo (que contém furocumarinas) sob o Sol pois podem ocorrer queimaduras gravíssimas e até fatais.
Efeitos biológicos das radiações ionizantes
Radiações ionizantes, no contexto biológico, são aquelas capazes de ejetar os elétrons orbitais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • efeitos biológicos da radiação
  • Efeitos biologicos da radiação
  • Efeitos biológicos da Radiação
  • RADIAÇÃO NUCLEAR E EFEITOS BIOLÓGICOS
  • Efeitos Biologicos da Radiação
  • efeitos biologicos da radiação
  • Efeitos biológicos da radiação
  • Efeitos biologicos da radiação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!