Efeitos biologicos da radiação

Páginas: 5 (1044 palavras) Publicado: 6 de dezembro de 2012
Efeitos Biológicos das Radiações Ionizantes

Formas e tipos de irradiação:

A correlação entre a exposição à radiação ionizante e os efeitos biológicos induzidos no homem foi estabelecida, inicialmente, de modo dualizado, em que se pôde afirmar a realidade de sua existência. Entretanto, para o seu detalhamento, foi necessário a adoção de modelos de exposição e hipóteses baseadas emextrapolações, uma vez que dependia claramente, da quantidade, forma e período de exposição, bem como de expectativas de concretização dos efeitos, em termos de sua observação, no tempo. Isto porque os dados experimentais disponíveis eram relacionados a exposições com doses elevadas, a acidentes radiológicos, às observações nas vítimas de Hiroshima e Nagasaki ou a experiências com cobaias.
Mutações
a.mutações pontuais (alterações na sequência de bases do DNA);
b. aberrações cromossomiais estruturais (quebra nos cromossomos);
c. aberrações cromossomiais numéricas (aumento ou diminuição no número de cromossomos).
Exposição única, fracionada ou periódica.
A exposição do homem ou parte de seus tecidos à radiação, pode ter resultados bastante diferenciados, se ela ocorreu de uma única vez, de maneirafracionada ou se periodicamente. As exposições únicas podem ocorrer em exames radiológicos, como por exemplo, uma tomografia; de maneira fracionada, como no tratamento radioterápico; ou periodicamente, como em certas rotinas de trabalho com material radioativo em instalações nucleares. Para uma mesma quantidade de radiação, os efeitos biológicos resultantes podem ser estocástico.
Efeitosestocásticos
São efeitos em que a probabilidade de ocorrência é proporcional à dose de radiação recebida, sem a existência de limiar. Isto significa que doses pequenas, abaixo dos limites estabelecidos por normas e recomendações de radioproteção, podem induzir tais efeitos. Entre estes efeitos, destaca-se o câncer. A probabilidade de ocorrência de um câncer radioinduzido depende do número de clones decélulas modificadas no tecido ou órgão, uma vez que depende da sobrevivência de pelo menos um deles para garantir a progressão. O período de aparecimento (detecção) do câncer após a exposição pode chegar até 40 anos. No caso da leucemia, a frequência passa por um máximo entre 5 e 7 anos, com período de latência de 2 anos. No núcleo existem 3 componentes: nucleoplasma, cromossomos e os nucléolos. Oscromossomos consistem de ácido desoxirribonucleico (DNA) e proteína. Nas células não reprodutivas, os cromossomos são finos filamentos que, durante a divisão celular, formam uma massa espessa e podem ser facilmente identificados. Os nucléolos são pequenos corpos que contêm nucleoproteínas, a maioria na forma de ácido ribonucleico (RNA). O nucleoplasma contém proteína e sais.
Reprodução celular
Ascélulas se reproduzem pelo processo de mitose, ou bipartição. Neste processo podem ser identificadas 4 fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. No início da prófase os cromossomos não aparecem duplicados, embora o DNA seja duplicado antes do início da mitose.
No meio da prófase, os cromossomos aparecem duplicados. Na metáfase os cromossomos se alinham num plano e se acoplam às fibras dofuso mitótico. Os cromossomos se separam e se movem para os polos da célula, durante a anáfase. Ao final da telófase surgem duas células filhas, ambas contendo cópia de todo o material genético da célula inicial.
Denominação dos efeitos biológicos
Os efeitos radioinduzidos podem receber denominações em função do valor da dose e forma de resposta, em função do tempo de manifestação e do nívelorgânico atingido. Assim, em função da dose e forma de resposta, são classificados em estocásticos e determinísticos; em termos do tempo de manifestação, em imediatos e tardios; em função do nível de dano, em somáticos e genéticos (hereditários).
Efeitos imediatos e tardios
Os primeiros efeitos biológicos causados pela radiação, que ocorrem num período de poucas horas até algumas semanas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • efeitos biológicos da radiação
  • Efeitos biológicos da Radiação
  • RADIAÇÃO NUCLEAR E EFEITOS BIOLÓGICOS
  • Efeitos biologicos da radiação
  • Efeitos Biologicos da Radiação
  • efeitos biologicos da radiação
  • Efeitos biológicos da radiação
  • Efeitos biologicos da radiação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!