Efeitos adversos dos materiais dentarios

Páginas: 5 (1194 palavras) Publicado: 7 de maio de 2014
Efeitos adversos dos materiais dentários
As reações que certas substâncias podem causar ao nosso corpo estão separadas em tóxicas, inflamatórias, alérgicas e mutagênicas.
A Toxicidade acontece pela liberação de certas substâncias de alguns materiais prejudiciais ao corpo.
O chumbo é um exemplo de material tóxico, que hoje felizmente já não é usado.
A amálgama de mercúrio é um material mais“perigoso”, por causa da sua composição. Deve-se haver cuidado tanto ao se fazer quanto ao se retirar uma restauração com esse material.
A inflamação é a resposta do sistema imune do hospedeiro para defendê-lo ou seja expulsar alguma ameaça.
A relação entre materiais dentários e reações inflamatórias é importante em casos de resposta inflamatória crônica, tais como inflamação pulpar e doençaperiodontal.
As reações alérgicas também denominadas reações de hipersensibilidade são reações do sistema imune quando reconhece uma substância como estranha nos quais o tecido normal da pele é lesado.

Reações mutagênicas
A mutação se caracteriza por alteração da sequência de bases nitrogenadas do DNA. A origem mutagênica pode ser química ou física. Substâncias liberadas por materiais dentáriopodem interagir diretamente com a molécula de DNA ou ainda alterar o processo responsável por mantê-lo integro, resultando, por tanto, em mutação. Mutações podem ser classificadas em: Deleção (perda de um segmento de bases nitrogenadas), Duplicação (determinado segmento de bases nitrogenadas é repetido), Inversão (determinado segmento de bases nitrogenada tem sua ordem invertidas) e Translocação(segmento de determinada sequência de DNA é trocado por outro segmento de outra molécula de DNA, desde que não seja de um cromossomo homólogo). As mutações são pouquíssimos relevantes, uma vez que o organismo empenha-se em anula-las através das enzimas reparadoras, das quais identificam a alteração da molécula a fim de revertê-la. De 30 bilhões de pares de bases nitrogenadas, ocorre mutação em 20 paresde bases e, sobre este mesmo número, ocorre a devida restauração por meio de enzimas reparadoras, provando assim a eficiência do organismo em evitar distúrbios no DNA.
As principais causas de mutação envolvendo matérias dentários são: íons metálicos, componentes de seladores de canais radiculares e produtos à base de resina.
É importante destacar que mutagenicidade não é sinônimo decarcinogenicidade (causador de tumor). Além disso, nenhum material dentário se mostrou até o momento carcinogênico.

Efeitos Locais e Efeitos Sistêmicos
Efeitos adversos são nada mais que respostas do organismo a substâncias liberadas pelos materiais dentários.
Efeitos Locais para Materiais Dentários: Podem ocorrer na polpa do dente, periodonto (tecidos que estão envolvidos na fixação do dente ao osso emanter a integridade da superfície da mucosa oral), ápice radicular ou proximidades do tecido oral (mucosa, língua). Os efeitos locais dependem da capacidade de distribuição, concentração e tempo de exposição (desde segundos até mesmo anos) da substancia nos locais.
Efeitos Sistêmicos: causados pela distribuição da substancia pelo corpo, via ingestão, absorção intestinal, inalação de vapores,liberação do ápice do dente, absorção pela mucosa oral, transporte por vasos sanguíneos e vasos linfáticos.
A resposta biológica sistêmica depende da duração, concentração, taxa de excreção e local da exposição à substância.
O mercúrio, utilizado em ligas de amálgama, tem efeito cumulativo, ou seja, o mercúrio pode ser retido pelo corpo, podendo causar reações do organismo piores do quecomparadas a doses imediatas de outro tipo de substancias toxicas. Dentre essas reações pode se exemplificar hemorragia gengival e dores articulares.
A repostas sistêmica é influenciada por órgãos como o fígado, baço, rim, linfonodos. Todos na tentativa de rejeitar e eliminar as substâncias prejudiciais ao organismo.
A maioria dos casos ortodônticos possuem ligação direta com reações locais ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Materiais Dentarios
  • Materiais dentários
  • materiais dentarios
  • materiais dentarios
  • Materiais Dentários
  • Materiais Dentários
  • Materiais dentários
  • Efeitos adversos dos psicofármacos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!