efeito hall

Páginas: 3 (736 palavras) Publicado: 19 de maio de 2014
RESUMO
O efeito Hall esta relacionado ao surgimento de uma diferença de potencial em um condutor elétrico, transversal ao fluxo de corrente e um campo magnético perpendicular a corrente. Essefenômeno, descoberto em 1879 por Edwin H. Hall, é extremamente importante no estudo dacondutividade pois, a partir do coeficiente de Hall podemos determinar o sinal e a densidade deportadores de carga emdiferentes tipos de materiais. O efeito Hall é a base de diversos métodos experimentais utilizados na caracterização de metais e semicondutores.


TEORIA
Durante seus estudos de doutorado, EdwinHall buscava entender qual a influência de um campo magnético externo sob um fio condutor. Ele queria entender se a força devido à este campo externo atuaria sobre os portadores de corrente elétrica ousobre o fio como um todo. Hall acreditava que essa força magnética atuaria sobre os portadores de carga fazendo com que a corrente se deslocasse para uma determinada região do fio, e portanto, aresistência do fio iria aumentar. Apesar de não observar tal aumento na resistência do fio em seus experimentos, Hall sabia que de alguma forma a corrente elétrica era alterada sem que a resistência fossemodificada. Ele propôs a presença de um estado de stress em uma determinada região do condutor, devido ao acúmulo de portadores de carga, que originaria uma diferença de potencial transversal mais tardeconhecida como tensão de Hall.
Para entender melhor a origem desse fenômeno vamos considerar a definição para corrente elétrica segundo o modelo de Drude, ou seja, vamos considerar que a corrente éformada por um fluxo de portadores de carga (elétrons, íons ou Lacunas) que seguem uma trajetória linear até que se choquem com os átomos da rede, impurezas, fônons, etc. Em seus experimentos, Hallconsiderou um fio metálico conduzindo corrente elétrica ao longo do eixo x (com densidade de corrente ), sob a ação de um campo magnético externo aplicado ao longo do eixo z. A presença do campo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • efeito hall
  • efeito hall
  • Efeito hall
  • Efeito hall
  • Efeito hall
  • Efeito Hall
  • Efeito hall
  • efeito hall

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!