Efeito fotoelétrico e efetio compton

505 palavras 3 páginas
EFEITO FOTOELÉTRICO
Dada uma placa metálica, num determinado instante faz-se incidir um feixe de luz: Observa-se que a incidência do feixe de luz na placa faz com que ela emita uma chuva de elétrons. Tal fato é denominado de efeito fotoelétrico.
A chuva de elétrons emitida pela placa depende da intensidade de luz que atinge. Quanto mais intensa for a luz, maior será o número de elétrons emitidos pela placa.
Se a luz apresentasse um comportamento ondulatório, o número de elétrons emitidos pela placa seria constante, independentemente da sua intensidade. Portanto, esta é uma evidência do comportamento da luz como partícula, ou seja, quanto mais intensa ela for, maior será o número de partículas que atingem o metal e, conseqüentemente, maior será o número de elétrons liberados.
A energia determinada pela relação de Planck, ou seja, a energia de um fóton incidente é empregada para realizar o trabalho de arrancar um elétron do átomo e fornecer-lhe uma determinada energia cinética. Ela pode ser determinada pela relação de Planck.
Uma observação importante é que os raios infravermelhos, que são ondas eletromagnéticas que transportam calor, não arrancam elétrons das placas metálicas e a luz violeta arranca com certa facilidade. Isto porque, na relação de Planck, a energia de um fóton é diretamente proporcional à sua freqüência. A luz ultravioleta possui maior freqüência do que os raios infravermelhos, portanto um fóton dela possui mais energia.
RELAÇÃO DE PLANCK
E = h . f
Onde:
E: energia existente em um quantum de luz; f: freqüência da luz; h: constante de Planck (h= 6,63.10-34 J.s).

EFEITO COMPTOM

Em mecânica quântica, o efeito Compton, observado por Arthur Compton em 1923, é o aumento do comprimento de onda que ocorre quando fótons de energia entre 0,5 MeV e 3, 5MeV interagem com os elétrons num material.

Arthur Compton ao estudar o espalhamento de raios X, utilizando como meio espalhador um bloco de carbono -isso acorre com certas substâncias

Relacionados