Efeito Fotoelétrico

Páginas: 3 (524 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2014
Os resultados obtidos com experiências envolvendo espectros de luz e radiação eletromagnética trouxeram a necessidade de criação de novas teorias para a explicação de tais fenômenos, como porexemplo a catástrofe do ultravioleta, pois não eram explicados com as teorias da física e mecânica clássica.
Na segunda metade do século XIX Hertz e Hallwachs observaram que se uma luz de determinadafrequência atingisse um metal ocorria a emissão de elétrons.
A constante de Planck, que é igual a 6,626x10-34 foi definida pela relação entre a energia incidente (E) e a frequência (f). Ele baseou-se naideia de que os elétrons seriam capazes de trocar energia com outros mais próximos, cedendo ou recebendo radiação. Planck propôs que baixas temperaturas não possuem energia suficiente para geraroscilação, o que contraria a física clássica. Devido a isso, Planck considerou que a energia não seria continua e aprofundou seus estudos nesta área onde estabeleceu que a energia era transferida em forma dequanta (pacotes de energia).
O efeito fotoelétrico é definido pelo processo no qual a radiação age sobre um material liberando elétrons. Tem como características essenciais:

1. A frequência mínimade radiação para ocorrer a emissão eletrônica varia para cada metal. Se, independente da intensidade da radiação, não atingir a frequência mínima não ocorre liberação.
2. A intensidade da radiação édiretamente proporcional a emissão de elétrons, ou seja, aumenta o número de elétrons liberados se for aumentada a intensidade.
3. Independente da intensidade da radiação, a energia dos fotoelétronsé definida apenas pela frequência.

A partir da definição das características essenciais do efeito fotoelétrico de Planck, Einstein percebeu que a radiação eletromagnética se comporta também comopartícula, que foram mais tarde denominadas de fótons. Com isso, Einstein observou que:
Item 1: Para que o elétron seja removido da superfície do material ele precisa receber uma energia mínima,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Efeito fotoeletrico
  • Efeito fotoeletrico
  • Efeito fotoeletrico
  • Efeito fotoelétrico
  • Efeito fotoelétrico
  • efeito fotoeletrico
  • Efeito fotoeletrico
  • Efeito fotoeletrico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!