Efeito estufa e destruição da camada de ozônio

Páginas: 16 (3969 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
Efeito Estufa
 
O efeito estufa é um fenômeno natural e essencial para a vida no planeta, pois o mantém aquecido. 

Processo do Efeito Estufa

Uma parte da radiação solar é refletida pela superfície terrestre e logo em seguida é absorvida por alguns gases presentes na atmosfera. Por conta disso, todo o calor fica retido aqui, sem poder ser liberado para o espaço. 

Mesmo sendo um processovital, o efeito estufa também pode ser um precursor do aquecimento global, devido à quantidade excessiva de gases estufa na atmosfera terrestre, a camada mais sensível do planeta.

O problema ocorre da seguinte forma: a Terra recebe radiação infravermelha emitida pelo Sol e devolve parte dela para o espaço através de radiação de calor. Porém, os gases estufa retêm uma parte dessa radiação queseria refletida para o espaço. Portanto, a parte retida causa o aumento da temperatura do planeta.

A liberação de dióxido de carbono (CO2) ocorre principalmente, pela queima de combustíveis fósseis, através dos setores industriais e de transporte, e pelos desmatamentos e queimadas. Já o Metano é proveniente da decomposição de resíduos orgânicos, vazamento de gás natural, aterros sanitários, noprocesso de digestão dos animais, entre outros. O Óxido Nitroso é liberado através da combustão e do tratamento de esgoto, de processos industriais e com a fertilização na agricultura.

Destruição da Camada do Ozono
O que é o ozono e como é produzido?

O ozono é uma gás que existe na atmosfera, constituído por três átomos de oxigénio (O3). É produzido pela energia das descargas eléctricas,que quebra as ligações entre os dois átomos de oxigénio molecular (O2), libertando o oxigénio atómico (O) que fica livre para se ligar como o (O2), formando-se assim, a molécula triatómica de ozono.

Como atua a Camada do Ozono?

Na estratosfera, o ozono actua como um filtro das radiações ultravioleta emitidas pelo Sol, evitando que a maioria atinja a Terra. Porém, desde há muito que se sabeque a espessura da camada de ozono começou a diminuir, principalmente devido à emissão de clorofluorcarbonos para a atmosfera.


Quando é que descobriram a camada do ozono?

Em 1982 os cientistas descobriram um buraco na camada do ozono, por cima da Antártida. Este tinha aproximadamente o tamanho dos EUA e tinha uma profundidade equivalente à altura do Monte Evereste, ou seja, 8848 metros.Os cientistas descobriram o porquê da existência de um buraco da camada de ozono, numa zona onde quase não havia poluição. Uma das razões tem a ver com a rotação da terra, porque esta permite que os ventos e o ar frio circulem numa espécie de remoinho em direção a Oeste.

Menos ozono estratosférico significa...

1) Impacto sobre o organismo humano
As radiações ultravioleta podem tervários efeitos sobre os humanos como por exemplo: influenciam o sistema imunitário, podendo assim facilitar o desenvolvimento do cancro de pele.

O Efeito Estufa
Os gases que formam a atmosfera da Terra permitem a passagem  da radiação solar, e retém grande parte do calor, à semelhança do que ocorre em uma estufa de vidro na qual se cultivam plantas. O vidro deixa passar a luz, que é absorvida pelosolo e refletida na forma de calor. As ondas de calor não atravessam bem o vidro, são refletidas e aquecem a estufa. Por essa razão o efeito do aquecimento do planeta é chamado de efeito estufa  (figura abaixo). Também colaboram, em menor grau, para esse efeito o vapor de água na atmosfera, o gás metano (produzido na decomposição da matéria orgânica e na fermentação da comida no intestino decupins e ruminantes), o dióxido de nitrogênio (produzido na combustão da matéria orgânica) e os clorofluorcarbonos (CFCs, que têm algumas aplicações industriais).

O efeito estufa mantém a temperatura média da Terra em torno de 15 °C. Sem ele, o planeta estaria sempre coberto por uma camada de gelo e sua temperatura média estaria em torno de -18 °C.
Consequências
Com o aumento da produção de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CAMADA DE OZÕNIO E EFEITO ESTUFA
  • Camada de ozonio e efeito estufa
  • Buraco na camada de ozonio e efeito estufa.
  • Aquecimento Global, Efeito Estufa e Camada de Ozônio
  • CAMADA DE OZÔNIO, EFEITO ESTUFA E EL NIÑO
  • Buraco na Camada de Ozônio, Aquecimento Global e Efeito Estufa
  • Chuva ácida, efeito estufa e camada de ozônio
  • Destruição da camada de ozônio e seus impactos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!