EFEITO DO TREINAMENTO FÍSICO: FISIOLÓGICOS, MORFOLÓGICOS E PSICOSSOCIAIS.

2306 palavras 10 páginas
Nas últimas décadas, o conceito de saúde tem sido ampliado para “Promoção da Saúde” (Organização Mundial da Saúde, 1986, apud BRASIL, 2001), que enfatiza a importância do envolvimento comunitário nas questões da saúde individual e coletiva. Nessa atual definição, há duas grandes perspectivas de atuação: de um lado, atividades individualizadas focando os estilos de vida e concentrando-se em componentes educativos relacionados aos riscos comportamentais modificáveis.
Por outro lado, atividades voltadas ao coletivo por meio de políticas públicas e de ambientes favoráveis ao desenvolvimento da saúde. A disseminação de conhecimentos sobre saúde possibilita que a comunidade se responsabilize sobre sua saúde, explicitando seus problemas, reivindicando e sugerindo soluções.
Na sua maioria, os estudos indicam benefícios às estruturas e funções corporais, mas mostram também efeitos negativos quando mal administrados.
Segundo Weineck (2005), para melhor entendimento dos efeitos da atividade física e do exercício físico sobre o organismo humano, é fundamental o conhecimento dos processos de adaptação (entendida como uma reorganização orgânica e funcional do organismo), que estão sujeitos a fatores endógenos e exógenos.
São fatores endógenos (internos): a idade, o sexo e a condição de treinamento. A infância e adolescência são os períodos de grande capacidade de adaptação, a qual, apesar de diminuir com o avanço da idade, mantém-se até o fim da vida. Com relação ao sexo, a capacidade de adaptação se dá de forma diferenciada; por exemplo, a treinabilidade da musculatura na mulher é menor, devido à menor quantidade de testosterona. Quanto à condição de treinamento, os processos de adaptação ocorrem mais rapidamente quanto menor for o nível de desempenho da pessoa.
São fatores exógenos (externos): a qualidade e quantidade da sobrecarga e a alimentação. A correta sequência de estímulos, observando as normas de treinamento (intensidade, duração,frequência, sobrecarga), define

Relacionados