Efeito do exerc cio aer bico e resistido no controle auton mico e nas vari veis hemodin micas de jovens saud veis

2935 palavras 12 páginas
TRABALHO DE ED. FISICA

C.E. BERNARDO COELHO DE ALMEIDA ALUNA:THAYSSA R.C. CANTANHEDE SALA:108 Nª:39

Efeito do exercício aeróbico e resistido no controle autonômico e nas variáveis hemodinâmicas de jovens saudáveis:
Introdução
O exercício físico pode ser utilizado como uma das ferramentas não - medicamentosas mais acessíveis, menos dispendiosas e eficientes para promoção e manutenção da saúde. Entre os benefícios de sua prática destacam-se melhorias cardiorrespiratórias osteomioarticulares, metabólicas e psicossociais. Contudo, se sua prática for exagerada e/ou descontrolada poderá acarretar prejuízos ao invés de benefícios .
Os que buscam uma prática adequada, normalmente, desejam melhoria da saúde ou da estética, objetivos estes que podem ser atingidos através de diferentes programas de treinamento físico, em que geralmente predominam dois tipos de exercícios distintos: o aeróbico, que se caracteriza por movimentos voluntários com ressíntese de ATP dependente de oxigênio, em que o sistema cardiorrespiratório é determinante ou o resistido, exercícios nos quais ocorrem contrações voluntárias da musculatura esquelética de um determinado seguimento corporal contra alguma resistência .
Por terem características mecânicas diferentes, os externa (FLECK efeitos agudos produzidos por cada tipo de exercício físico (aeróbicos e resistidos) são distintos e já foram documentados especialmente em relação às variáveis musculares e hemodinâmicas .
FORJAZ, MATSUDAIRA, BARRETO, NUNES e NEGRÃO (1998), por exemplo, demonstraram durante o exercício aeróbico que, para uma mesma intensidade absoluta, o aumento da PA não é tão exacerbado, especialmente a pressão diastólica, enquanto que MACDOUGALL, TUXEN, SALE, MOROZ e SUTTON (1985) estudando a

Relacionados

  • Artigo 4 Efeito Do Exerc Cio Aer Bico E Resistido No Controle Auton Mico E Nas Vari Veis Hemodin Micas De Jovens Saud Veis
    5706 palavras | 23 páginas