Efeito De Subst Ncias H Micas Na Qualidade Fisiol Gica De Sementes Do Feij O

1531 palavras 7 páginas
Efeito de substâncias húmicas na qualidade fisiológica de sementes do feijão-caupi (Vigna unguiculata L.) Walp.

RESUMO:
O presente trabalho tem como objetivo avaliar o efeito de substâncias húmicas na qualidade fisiológica de sementes de feijão caupi. O trabalho será conduzido em dois experimentos, um em casa de vegetação na área do IFBAIANO Campus Guanambi, com delineamento inteiramente casualisado e arranjo fatorial 5x5 (sendo cinco doses de ácido húmico: 0; 480; 960; 1920; 3000 mL ha-1 e cinco doses de ácido fúlvico: 0; 50; 100; 200 e 400 mL ha-1) aplicado diluído em água no solo, com quatro repetições.
As substâncias húmicas serão extraídas de um composto orgânico pelo método de insolubilidade em diferentes pH, serão aplicadas no plantio do feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.) cultivar BRS guariba em casa de vegetação. Será avaliado o número de vargens, o tamanho de vargens, o peso de 100 sementes e a matéria seca da planta no início da floração. No experimento de laboratório pertencente ao IFBAIANO Campus Guanambi, será avaliada a qualidade fisiológica das sementes na presença de substâncias húmicas através de testes de germinação (em papel germitest) e de vigor (primeira contagem, emergência de plântulas, índice de velocidade de emergência, envelhecimento acelerado e condutividade elétrica).
Os tratamentos em laboratório serão distribuídos em delineamento inteiramente casualisado com quatro repetições e arranjo fatorial 5x2.
Espera se que as substâncias húmicas influenciem a qualidade fisiológica das sementes, observando qual das duas frações é a mais adequada para aumento da qualidade das sementes.
PALAVRAS-CHAVE: Vigna unguiculata, germinação, vigor de sementes, substâncias húmicas.

OBJETIVO GERAL
Avaliar o efeito de substâncias húmicas na qualidade fisiológica (germinação e vigor) de sementes do feijão-caupi.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Avaliar o efeito das substâncias húmicas no aumento da qualidade fisiológica em sementes de feijão-caupi,

Relacionados