EFEITO DE NÍVEIS DE CALAGEM E DE FÓSFORO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS PRODUTIVAS DA CULTURA DO FEIJÃO CAUPI ( Vigna unguiculata L. )

6810 palavras 28 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
DEPARTAMENTO DE SOLOS E ENGENHARIA RURAL

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
(PIBIC-CNPq/UFPB)

RELATÓRIO
Período: maio

TÍTULO: EFEITO DE NÍVEIS DE CALAGEM E DE FÓSFORO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS PRODUTIVAS DA CULTURA DO FEIJÃO CAUPI ( Vigna unguiculata L. )

Equipe:
BOLSISTA: Nivaldo Timóteo de Arruda Filho
ORIENTADOR: Francisco Assis de Oliveira

Areia-PB
Maio - 2007

EFEITO DE NÍVEIS DE CALAGEM E DE FÓSFORO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS PRODUTIVAS DA CULTURA DO FEIJÃO CAUPI
( Vigna unguiculata L. )

1.0 INTRODUÇÃO

O caupi ou feijão macassar é uma leguminosa comestível, dotada de alto conteúdo protéico, boa capacidade de fixação de nitrogênio, sendo, ainda, pouco exigente em fertilidade do solo. Trata-se de alimento básico para a população, está presente nas regiões tropicais e subtropicais, e amplamente distribuído no mundo.
A sua origem está ligada, provavelmente, ao continente africano, encontrando, no Brasil boas condições de clima e solo para sua adaptação. Tendo como hábitat às regiões de clima quente (úmida ou semi-árida), o caupi (Vigna unguiculata L.) é cultivado predominantemente, nas regiões Norte e Nordeste do país. Estas regiões com características edafoclimáticas distintas, bastante úmido e coberto por florestas, enquadram-se na faixa ideal de temperatura (18° e 34° C) para o desenvolvimento do caupi.
Contudo, possuindo qualidades de sobrevivência em condições climáticas adversas, o caupi, também é cultivado de modo menos intenso em outras partes do país. Neste caso, é produzido como hortaliça na obtenção de grãos verdes e vagens, e de ramos e folhas para alimentação animal. Além disto, o caupi é uma opção como fonte de matéria orgânica na recuperação de solos pobres em fertilidade ou

Relacionados